Segundo o dicionário, otimização é dar um rendimento ótimo (a algo: uma máquina, uma empresa), criando-lhe as condições mais favoráveis ou tirando (dele ou dela) o melhor partido possível; tornar (algo) ótimo ou ideal.
Na publicidade digital o preceito é o mesmo, sendo a otimização a responsável por boa parte do sucesso das campanhas online.
A otimização envolve desde o desenvolvimento do site, o famoso SEO, até o planejamento e estruturação das campanhas, independente do formato ou do canal escolhido, tornando a otimização uma regra obrigatória para qualquer estratégia de marketing digital.
A otimização vai muito além das técnicas de SEO
Otimizar um site não é apenas incluir tags para torná-lo mais relevante para os sistemas de busca. Como já sabemos, as últimas atualizações do Google vêm punindo sites que se preocupam apenas em se tornar relevantes para se posicionar melhor no buscador e esquecem do seu público-alvo.
Tornar o site funcional, de fácil manuseio, rápido, limpo e prático para os visitantes, talvez seja a primeira regra a ser seguida, e é uma das otimizações mais importantes para o sucesso no mercado virtual.
Não basta ser o primeiro se o site mais atrapalha do que ajuda o visitante
Afinal, não basta apenas estar na primeira posição do Google, se quando o seu site é acessado o visitante não consegue encontrar a informação que procura ou tem dificuldades para fazer uma compra ou entrar em contato com sua empresa para solicitar um orçamento.
Independente do número de visitantes, os resultados nunca serão bons ou atingirão o verdadeiro potencial que poderiam ter.
Após ter um site funcional é o momento de se pensar em otimização, com o objetivo de maximizar o número de visitantes do site, posicionamento nos sistemas de busca, e aumento na qualidade das campanhas, irão auxiliar o site a ter um aumento no número de visitantes e consequentemente, com um site funcional, aumentar seus lucros.
Para isso, é claro, entram as estratégias de SEO para o posicionamento nos sistemas de busca, que detalharemos em futuros artigos.
Campanhas otimizadas tendem a tornar os investimentos publicitários mais produtivos, evitando desperdícios.
E nas campanhas, independente de qual o canal utilizado, a otimização auxilia a ter textos e imagens que realmente atraiam o interesse do público. Uma seleção de palavras-chave que realmente traga resultado, maximizando os seus resultados.
E principalmente, a otimização auxilia que você faça investimentos realmente qualificados em palavras, canais ou posicionamento, fazendo com que os gastos diminuam e o investimento financeiro em publicidade se torne cada vez mais funcional.
Até o próximo artigo!