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Captar Leads para Vender Seguros e Consórcios

Corretores de seguro vem cada vez mais recorrendo a estratégia de venda Online de seus produtos através de Leads gerados para venda de Seguros e Consórcios pelas Mídias Online, utilizando das ferramentas mais diversas possíveis.

A opção por essa escolha se da claro pela facilidade em encontrar clientes para conseguir vender seus serviços, porem apesar de haver uma demanda grande de interessados na internet pelos mais diversos tipos de seguro e consórcios, o processo de captação de Leads, não é tarefa fácil.

Fique atento a partir de 2020 será de extrema importância que os Leads gerados sigam as regras da LGPD

Começamos pelo fato de que não basta simplesmente gerar o Lead, ele precisa apresentar interesse no produto ou serviço que o corretor esta vendendo, empresas que vendem leads de seguro e consórcio na internet existem aos montes, porem a maioria delas não explica a origem e como tiveram acesso a tal base, vale lembrar que em 2018 a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais foi sancionada e entrará em vigor em agosto de 2020 e estas bases deverão estar em conformidade com ela, afim de evitar punições a empresa que os utilizar.

Mas enfim como cumprir a tarefa de gerar Leads de Seguro e Consórcio Qualificados e com custo baixo para que eles venha a se tornar vendas?

Para cumprir esta tarefa é essencial primeiro entender dois pontos fundamentais:

  1. Quanto maior for o volume menor será a qualidade;
  2. Lead não é venda, é contato por mais qualificado que ele seja, você ainda precisa de uma equipe de vendas treinada e eficiente para efetivar sua venda.

Para alcançar a qualificação com o menor custo possível nos Leads, o ideal é combinar ações e testar o máximos de estratégias possíveis afim identificar o que funciona melhor não só para a geração dos Leads de Seguro e Consórcio, mas principalmente para alcançar a tão desejada venda.

Vejamos as principais ferramentas para alcançar este resultado:

Landing Page

É fundamental ter um site qualificado e preparado para a captação dos Leads ele será a barreira principal para alcançar o volume e a qualidade destes contatos.

Sites com muitas páginas, tiram o foco dos usuários para o seu objetivo que é fazer com que eles entrem em contato com vocês, por isso o recomendado é trabalhar com o formato de site de Página Única sem links de navegação que façam com que seu usuário se perca navegando por outras páginas, principalmente se estas o levarem para outros site.

A quantidade de texto e imagem, também podem comprometer o desempenho e a eficiência de sua Página de Captura, por isso mantenha o conteúdo equilibrado, lembre-se que o brasileiro não é adepto de leitura por isso, tente resumir e destacar as informações mais importantes de seu seguro ou consórcio, evite vídeos na página de captura, apesar de você já ter lido vários Blogs que falam que os vídeos aumentam a captação a realidade é que eles diminuem o volume.

Lembre-se que a maioria das pessoas acessam a internet em ambientes abertos e que dificilmente conseguiram assistir seu vídeo, com isso você terá um conteúdo que apenas servirá para pesar em sua página, opte por colocar o vídeo em uma página de agradecimento, após a pessoa já ter preenchido o formulário.

Aplique o máximo de técnicas e ferramentas de monitoramento possível dentro de sua Landing Page (obvio evite deixar ela pesada com excessivo uso de códigos, existem ferramentas próprias que evitam esta situação).

É fundamental que você saiba da onde estão vindo seus leads e se puder utilize Landing Pages como as desenvolvidas pela M Agência Digital, que permitem aos usuários saberem especificamente quem são os leads de cada campanha e quais foram efetivados como venda.

Assim você conseguirá focar seus resultados, medindo quais Mídias realmente te geram vendas deixando assim suas campanhas mais eficientes e com menos desperdício financeiro.

Fazer iscas nem sempre são o melhor caminho, o Inbound Marketing em 90% dos casos é utilizado de maneira errada e pouco eficiente, tornando o lead que iniciou o processo barato, mas que chega no final de seu ciclo absurdamente caro, isso ocorre por que a aplicação é feita no momento errado.

Inbound Marketing encarece os leads, por isso não devem ser utilizadas para ações de primeiro impacto.

Entenda você espera ter leads interessados em comprar seu seguro ou consórcio e não em ler um ebook, por isso a primeira ação deve ter como foco exclusivo a pessoa se cadastrar ou entrar em contato por telefone ou WhatsApp por que estão interessadas em contratar seu serviço ou produto.

Posterior a captura e uma primeira tentativa de venda ai sim você deve tentar aplicar as técnicas de Inbound para aumentar a qualidade dos Leads e manterem eles ativos dentro de sua base.

Mídias Digitais, Google, Facebook, Instagram e outros

Cada mídia digital tem suas características e principalmente cada uma tem uma experiencia diferente para os usuários.

O principal divisor de águas entre uma ferramenta e outra é o momento de decisão de compra em que o usuário se encontra, por exemplo, usuários que estão no Google pesquisando por seguro automotivo, estão um momento de compra muito mais a frente que os usuários que estão navegando no Facebook e Instagram e são impactados por um anúncio de seguro auto.

Isso ocorre pelo simples fato de que quando você impacta o usuário no Facebook ou Instagram você não tem certeza da necessidade dele sobre seu produto por mais segmentada que sua campanha esteja, as campanhas no Facebook, Instagram e outras Mídias Sociais tem como principal função gerar interesse ou seja a tendencia é você ter Leads mais curiosos e um processo de compra ainda muito inicial.

Usuários que pesquisam no Google tendem a estar em um nível de interesse em compra maior, pois já demostram algum interesse pelo serviço, já que estão pesquisando explicitamente por eles.

Facebook, Instagram e outras Mídias Sociais

Você deve estar pensando em tão que deve abandonar as redes sociais e focar a captação dos seus Leads de Seguro e Consórcio somente no Google correto?

Pois bem, você não deve fazer isso, apesar destas mídias gerarem Leads mais frios, elas são fundamentais para gerar volume e custo baixo, tendo equipes qualificadas e experientes para venderem é possível ter resultados tão bom quanto o dos leads vindos do Google.

Por isso é fundamental testar o máximo de estratégias e ter tudo monitorado para saber quantas vendas vieram de cada mídia e o quanto você consumiu nela.

Google

Apesar do Google gerar leads mais qualificados, seu custo para captação na maioria dos casos é maior.

Isso ocorre tanto pelo fato do volume de concorrentes ser alto, mas também pelo fato de eles estarem concentrado em único momento, isso acaba fazendo com que estes acabem encarecendo.

No Google opte pelo máximo de variações possíveis nas palavras-chave, quanto mais especifico for o termo e a busca feita pela pessoa mas interessada ela estará pela compra e na maioria das vezes você ainda tem termos mais baratos com menos concorrentes.

Planejamento e teste vão fazer com que o resultado da sua campanha seja positivo.

Antes de iniciar sua campanha é fundamental planejar como ela irá funcionar, principalmente na distribuição financeira, evite dividir muito seu orçamento, é preferível focar e crescer para expandir, do que picar seu orçamento em várias mídias e ter pouco resultado.

Por fim quanto mais testar as estratégias mais eficiente sua campanha será, para encontrar o que realmente gera resultado com o menor custo é necessário teste, não existe formula mágica.

Evite comprar leads, opte por montar campanhas e gerar especificamente eles para sua empresa.

Até o próximo artigo!

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