Talvez você já tenha se deparado na hora de medir os resultados de sua campanha com uma certa diferença entre o número de cliques e o de visitas. Inclusive, já deve ter ficado bravo com a sua ferramenta de divulgação porque os números não batem.
Para esclarecer essa dúvida e ajudar nossos leitores a medirem com mais precisão os resultados de suas campanhas, vamos desvendar a diferença entre os dois e explicar neste artigo o motivo pelo qual essa diferença é comum até certo ponto.
Número de cliques é o número de vezes em que um anúncio é clicado
Muito comum nas atuais mídias, o clique é a principal forma de mensurar os resultados dos anúncios. Se eles estão tendo bons ou maus resultados. Sua cobrança é muito comum em Comparadores de Preço, Links Patrocinados e em alguns tipos de Display.
As visitas são o número de pessoas que entraram em um determinado site em um período determinado de tempo, podendo por exemplo no Analytics se dividir em dois grupos distintos: Visitantes em Geral e Visitantes Únicos.
Visitantes são as pessoas que acessam um site
Diferenciando-se apenas no critério de o visitante voltar ao site em um determinado período programado, ou seja, a métrica Visitantes Únicos registra o número de pessoas que visualizaram o site do dia X ao dia Y, enquanto a métrica Visitantes em Geral é o número de pessoas mais o número de vezes em que voltaram entre 7,14 ou 30 dias (vai depender da sua configuração) entre os dias X e Y.
Apesar de a explicação de cada um já dar boas pistas do motivo pelo qual é comum termos diferenças entre as duas métricas, vamos entender mais detalhadamente a razão desta diferença.
Conforme já mencionado, o número de cliques é o número de vezes em que o anúncio foi clicado, ou seja, uma mesma pessoa pode por motivos naturais ou não, clicar várias vezes em um mesmo anúncio.
Uma pessoa pode clicar mais de uma vez em um ou mais anúncios, mas ainda será apenas uma visita
Esta pessoa mesmo clicando várias vezes no mesmo anúncio dentro de um determinado período de tempo será computada apenas como 1 visita no site. Já que se trata na teoria (não estamos considerando fatores externos) da mesma pessoa.
Por isso é muito comum termos uma diferença de até 20% entre o número de cliques e o número de visitantes de um site. Um número superior a 20% deve ser visto com atenção, pois pode se tratar de um possível problema no código de captação da ferramenta de mensuração (por exemplo o Analytics) ou um possível problema na Mídia.
Vale ficar atento já que algumas Mídias não filtram cliques inválidos e cobram por estes cliques, enquanto o anunciante recebe apenas 1 visitante. Por isso, fique atento.
Até o Próximo Artigo!