Como identificar o Público-Alvo de sua Loja Virtual com ajuda do Analytics

Há pouco tempo atrás o Google Analytics lançou alguns novos relatórios que passaram a ajudar os gerentes ou donos de lojas virtuais a saberem que tipo de público está acessando sua loja.

Estamos falando dos Relatórios de Informação Demográfica e Interesses presentes dentro da aba Público-Alvo. Vale lembrar que estas funções estão disponíveis apenas para o Analytics antigo, ou seja, o Universal Analytics ainda não tem previsão para capturar estes dados.

Para contar com os relatórios de Informação Demográfica e Interesses é necessário fazer ajustes no código do Analytics

Mesmo utilizando o código antigo é necessário fazer uma pequena atualização no código, que não chega a ser nada muito complicado e pode ser feita em poucos minutos. Veja aqui como Ativar os Relatórios demográficos e de interesse.

A grande novidade destes relatórios é poder acompanhar informações como Idade, Sexo, Afinidades, Segmentos de Mercado e Outras Informações interessantes sobre quem está realmente acessando sua loja virtual.

Contando com este tipo de informação fica muito mais fácil para um gerente ou empreendedor identificar se o público-alvo que ele pretendia atingir realmente está sendo impactado por suas campanhas e está chegando à sua loja.

Por exemplo, vamos imaginar uma loja virtual de lingeries. Seu público-alvo principal é composto por mulheres. Utilizando estes relatórios o dono da loja pode identificar facilmente se realmente são mulheres que estão acessando a loja ou se são homens e existe algum erro em sua campanha que está fazendo com que seu investimento esteja sendo aplicado de forma errada.

Os relatórios de Informação Demográfica e Interesse, podem auxiliar facilmente a tomada de decisão nas campanhas publicitárias

Além deste exemplo, estes relatórios podem identificar facilmente alguns tipos de interesse do consumidor que podem ser utilizados como argumentos para convencê-lo a fazer suas compras.

Vale lembrar que esta função ainda não está disponível no Universal Analytics que ainda se encontra em versão beta sem previsão para assumir oficialmente o lugar do velho Analytics.

Boas Vendas!

Posts Relacionados

Faça seu Comentário