Problemas ao Identificar a Origem da Venda no Analytics

Algumas plataformas de e-commerce para agilizar e até baratear os custos para seus clientes utilizam certificados de segurança compartilhados, o que não chega a ser um problema para as lojas virtuais com relação a sua segurança, mas tenho visto com certa frequência que alguns clientes estão tendo problemas para mensurar a origem de suas vendas no Analytics.

Esse problema se dá ao se querer identificar a origem das vendas registradas pelo Analytics, que normalmente aparece sendo a própria loja, em vez da origem real, seja Facebook, Google Orgânico, CPC entre outros, o que acaba prejudicando a análise das estratégias aplicadas às campanhas.

Não identificar a origem real compromete a análise dos dados que podem definir qual estratégia utilizar nas campanhas de marketing.

Este erro ocorre devido a forma com que o Analytics registra a origem da conversão, que é feita sempre em cima da última visita ao site. Com o certificado compartilhado, quando o visitante acessa a área de carrinho da loja, sai dela e entra em um domínio da própria plataforma para efetuar o cadastro e o pagamento.

Após o pagamento, o visitante é normalmente direcionado novamente ao domínio da loja, e com essa entrada e saída do domínio a origem real acaba sendo perdida e a última origem registrada acaba sendo seu próprio site.

Como vocês já devem ter notado, este problema não se limita apenas ao certificado de segurança, mas a qualquer situação em que o visitante precise sair do site e depois retornar para finalizar a compra, como por exemplo em ferramentas de pagamento.

Para solucionar o problema para identificar a origem da venda basta apenas a inclusão de uma tag simples

A solução deste problema, por incrível que pareça pode ser simples, mas é importante testá-la, pois de uma plataforma para outra pode haver variação.

Para solucionar este problema você deve incluir a tag “?UTM_nooverride=1” sem aspas no final da URL da página de retorno à loja virtual. Por exemplo, se a página de retorno do site é http://www.sualojavirtual.com.br/obrigado,  deve ficar http://www.sualojavirtual.com.br/obrigado?utm_nooverride=1

Esta alteração deve fazer com que pelo menos na maioria dos casos a conversão real seja computada.

Boas Vendas!

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3 comments

Excelente dica! Estamos com esse problema, vamos tentar solucioná-lo com essa instrução.

Estou com o mesmo problema e não consigo resolver. Na minha loja virtual da Tray, o pagamento é feito em outro domínio (https://xxx.commersuite.com.br) porém o retorno para a loja não acontece no fim da compra. A página de “Obrigado” ainda é nesse domínio. Como fazer nesse caso?

Olá Rodrigo, você precisa verificar se o código do Analytics esta instalado dentro desta página de agradecimento

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