As duas ferramentas que têm como objetivo criar uma segunda experiência de comunicação com consumidores que já acessaram determinado site, se diferem além do nome e da ferramenta a que cada um está ligado.
No caso, o Remarketing é a ferramenta do Google AdWords, enquanto o Retargeting é o nome dado para a ferramenta do Facebook Ads, e respectivamente expõem seus anúncios dentro de suas plataformas.
Tanto o Remarketing quanto o Retargeting têm como objetivo passar uma segunda mensagem para quem já acessou a loja virtual
A finalidade de ambos é re-impactar pessoas que já visitaram o site ou a loja virtual, mostrando uma mensagem diferenciada com o objetivo de recuperar ou garantir a conversão deste potencial cliente.
O funcionamento de ambos é praticamente idêntico. Após a inserção do código de captação da lista de remarketing em todas as páginas do site, ele começa a capturar o público e colocá-lo dentro de sua respectiva lista.
Ambas as ferramentas permitem que sejam criadas listas personalizadas de páginas específicas do site, permitindo assim identificar melhor o comportamento do consumidor e exibir uma mensagem de acordo com o que ele se interessa ou do momento da decisão de compra ou contratação em que está.
Tanto o Remarketing como o Retargeting permitem um fortalecimento da marca na cabeça de seu potencial cliente
Após a captação, os anúncios sejam da Rede de Displays do Google ou do Facebook passam a ser exibidos para esta pessoa, permitindo que ela receba o anúncio do site que acessou por um determinado período configurado.
Outra vantagem do Remarketing e Retargeting é que como é direcionado para um público com potencial maior de conversão, o custo por conversão acaba sendo muito menor, aumentando o potencial destas ferramentas.
Vale lembrar que independente da utilização de uma lista genérica ou uma lista especifica é importante não exagerar no período em que a lista ficará válida para evitar que haja um cansaço desnecessário da marca.
Boas Vendas!