Já falamos em outros artigos sobre a importância de manter o estoque bem organizado e evitar aquele famoso e-mail ou ligação para o cliente informando que na verdade o produto já se esgotou.
Além da situação desagradável, muitos clientes ao passarem por esta situação passam a considerar a loja despreparada ou desorganizado, principalmente quando este alerta vêem depois da confirmação de pagamento.
Mas a principal questão é você sabe administrar o estoque e os produtos da sua loja? Sabe quando deve colocar eles em destaque ou em promoção?
O segmento da sua loja virtual pode definir a forma de trabalhar seu estoque
Apesar de parecer uma coisa padrão a todos os tipos de loja a realidade é que administrar o estoque e os produtos vai variar do segmento de cada loja.
Por exemplos lojas que vendem produtos exclusivos não necessitam ter uma grande quantidade de produtos expostos inclusive expor um volume muito grande ou até mesmo um estoque muito grande de determinados produtos pode inclusive gerar ma impressão em determinados públicos.
Já em contra partida trabalhar com produtos exclusivos faz com que seja necessário renovar periodicamente os produtos expostos na loja virtual, já que sua permanência por um longo período pode passar a impressão de produtos velhos ou que já saíram de linha.
Atente-se a sazonalidade de cada produto.
Produtos sazonais ou que dependem de determinadas épocas do ano também devem ficar atentos a este critério principalmente se seu segmento esteja relacionado a roupas em que à praticamente uma exigência de troca de coleções em cada troca de estação.
Lojas que atuam com produtos mais genéricos devem ficar atentas a terem um número de produtos em estoque maior e ter variedade sobre uma mesmo tipo de produto pode fazer a diferença na hora do seu cliente escolher sua loja virtual.
Saiba que independente de todas as dicas que passamos sobre usabilidade, divulgação se o seu produto não se encaixar com o seu público-alvo dificilmente você conseguira vender ele, por isso sempre que for renovar o estoque procure estudar seu público-alvo.
Boas Vendas!