Começo este artigo com uma pergunta, que por mais que parece pegadinha, não é. Qual a diferença entre uma pequena loja com 250 mil fãs no Facebook, de uma grande marca com 250 mil fãs?
Bom a diferença está na origem destes fãs.
Por mais que ambas tenham investido na ferramenta de publicidade do Facebook para divulgar suas fan pages, as marcas que já são conhecidas e estão no mercado à algum tempo, recebem estes fãs exatamente por que eles gostam dela ou a odeiam, mas mesmo por ódio eles a seguem por que em algum momento houve uma relação comercial entre ambas as partes, o que acabou originando estes laços e o fizeram seguir a página.
O Facebook em um primeiro momento gera curiosos e não clientes
Já na pequena loja, aquela que está começando agora, a origem de seus fãs está na curiosidade, se interessam pelo serviço ou produto que a loja oferece, mas ainda não estão preparados para fazer uma relação comercial com ela, estão ali exatamente para estudar se a loja é confiável ou não, se vale a pena comprar e a grosso modo, qual a promoção que irá despertar seu interesse em talvez fazer uma primeira compra.
E é neste “talvez” que o Facebook acaba criando uma ilusão nos empreendedores. Muitos acreditam que os números presentes na mídia social retratam ou deveriam retratar a realidade de clientes de sua loja, só que na realidade os 250 mil fãs são apenas da Fan Page e não clientes da loja.
Transformar um fã em cliente é um processo ardo e demorado
O processo de tornar um fã em um cliente, passa pela interação necessária para convencer o consumidor a sair do Facebook, visitar a sua loja virtual, momento em que ele se transforma de fã para visitante. E apenas quando ele consolidar uma compra e tiver todas as suas exigências atendidas é que ele passa a ser um cliente.
Trabalho ardo e de longa duração que irá converter apenas uma pequena parcela dos usuários, e visto desta forma apenas, irá parecer que anunciar no Facebook e ter uma Fan Page não valem a pena.
O Facebook é uma excelente ferramenta de exposição de marca
Mas pelo contrario, ele é uma excelente ferramenta de branding que é o processo de tornar sua marca conhecida e visível, que é muito importante para a consolidação de uma loja virtual, basta apenas não se iludir com os números apresentados.
Afinal, quem é o seu verdadeiro cliente: O consumidor que compra na sua loja e curte a sua página ou a pessoa que curte a sua loja e compra nela?
Boas Vendas!
Um tema bastante importante e atual já que as empresas gastam muito tempo no Facebook e o retorno em vendas é bem baixo. Sugiro uma continuação do artigo (parte 2), que tal?