O mundo está cada vez mais conectado graças principalmente às tecnologias mobiles. A busca pela informação ultrapassou as barreiras físicas e é cada vez mais móvel.
Alguns números comprovam a tendência mobile: segundo a CETIC.br, em 2011 15% das pessoas já se conectavam através dos celulares, e a previsão é que em 2012, 15 milhões de smartphones sejam vendidos no Brasil, segundo a empresa de análise de mercado IDC. A mesma empresa estima que serão vendidos 2,5 milhões de tablets neste ano.
Seu Comércio Eletrônico Mobile
Com estes números, é natural uma preocupação dos empreendedores virtuais com relação a se seu e-commerce está ou não adaptado para as tecnologias mobiles.
Um teste rápido e simples para saber se sua loja virtual está preparada é acessar o site pelo seu celular, e se este for idêntico ao que aparece na tela do computador, sua loja infelizmente não está preparada.
Muitos agora devem estar com dúvidas, já que a empresa que contrataram para desenvolver garantiu que sua loja funcionaria no celular, e convenhamos que com relação a isto eles não estão errados. O teste que foi feito é prova disto, já que funcionou perfeitamente.
A questão é que na maioria dos casos a preocupação fica limitada a testes de Browser, enquanto uma consultoria de marketing digital eficiente se preocuparia também com o tamanho da tela.
A justificativa para a preocupação com o tamanho da tela se dá pelo fato de que mesmo com os smartphones apresentando cada vez telas maiores, estes nunca chegarão aos pés do monitor de “20 polegadas” do seu computador.
Quanto menor a tela, menor é a exibição do conteúdo de seu comércio eletrônico, e com as fotos dos produtos tão pequenas fica difícil atrair o apetite consumidor dos clientes.
Se visualizar já é difícil, imagine para clicar nos microscópicos links da sua loja virtual. E com isso, a navegação do seu site mobile acaba ficando impossível ou pelo menos prejudicada para quem tem pouca experiência.
GOMO : O Google Preocupado com a Mobilidade
A questão é tão séria que a gigante das buscas Google, em sua busca incessante por sites ágeis e de qualidade, vendo a dificuldade dos empreendedores, resolveu dar uma força e lançou há tempos atrás o GOMO.
O GOMO gera um relatório completo mostrando todas as dificuldades pelas quais seu cliente passa para acessar e tentar fazer uma compra. E ainda apresenta exemplos de empresas que já utilizam de forma correta a tecnologia mobile e podem ser utilizadas como referências.
A tendência é que com o mobile cada vez mais presente, novas estratégias de usabilidade de conteúdo sejam necessárias para que as empresas se mantenham no concorrido mercado. E não é só isso, o planejamento de marketing digital tende a evoluir cada vez mais.
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