Sempre que perguntar a um especialista qual o fator mais importante na implantação de técnicas SEO, a resposta será o conteúdo.
Cada vez mais o conteúdo tem se tornado importante para os websites. Independente de serem blogs, sites institucionais ou lojas virtuais, seus conteúdos precisam ser originais e diferenciados.
Quando falamos em conteúdo original, não estamos nos restringindo apenas ao texto, mas a tudo que está presente em seu site, desde o layout, as imagens, vídeos e até mesmo as integrações com outros serviços que você tenha feito.
Não basta ter apenas o texto diferente, é importante ter todo o site diferente
Tudo que está dentro do seu site deve ser seu ou pelo menos apresentar algo diferenciado para que você possa se destacar, não apenas para que as ferramentas de busca te coloquem em posições melhores, mas para que seus visitantes e clientes ao acessarem o site, se identifiquem apenas com a sua empresa e não com algo que já viram em um site concorrente.
Economizar tempo quando se trata do conteúdo da sua página copiando o que já existe ou apenas fazendo algumas alterações para parecer algo novo está fora de cogitação. Lembre-se que você está vendendo seu serviço ou produto e ao mesmo tempo está apresentando quem é sua empresa.
Copiar do seu concorrente fará com que sua empresa não tenha diferencial para o consumidor
É muito comum vermos principalmente em lojas virtuais fotos e descrições de produtos se repetindo em várias lojas. Pode parecer bobagem, mas ter fotos produzidas em vez de copiadas pode fazer a diferença na hora do consumidor decidir em qual loja comprar.
Um detalhe que ele não viu no produto no site de seu concorrente e viu no seu pode fazer com que ele resolva pela compra de seu produto.
A mesma coisa é válida para a descrição. Encontrar informações diferentes ou mais detalhadas podem mudar a opinião do consumidor sobre o produto que ele está comprando.
E quanto aos sites que vendem serviços, lembre-se que se sua empresa apresenta exatamente a mesma descrição sobre seus serviços, a única coisa que servira como argumento é o valor.
Muitos clientes, principalmente os grandes, não se importam em pagar mais caro por serviços de qualidade, mas é preciso mostrar o diferencial do seu serviço para conseguir convencê-lo a contratar o seu.
Até o próximo artigo!