Existem alguns pontos comuns em todas as lojas virtuais que podem atrapalhar o consumidor na hora de efetuar uma compra em sua loja virtual. Neste artigo falaremos especificamente do Botão Comprar e dos erros comuns que as lojas comentem em seu uso.
Vamos começar com o brincar de esconde-esconde com o Botão Comprar. Este é um dos erros mais comuns nas lojas virtuais, principalmente de empreendedores com pouca experiência e que prezam pela beleza da sua loja virtual de acordo com o seu gosto.
O Botão Comprar deve ser destacado, afinal é ele quem instiga a ação da compra.
É importante entender que o Botão Comprar realmente instiga a ação do consumidor e por isso deve ser colocado em destaque, principalmente em uma página de detalhes do produto que já é abarrotada de informações e botões.
É muito comum vermos lojas virtuais onde o Botão Comprar tem a mesma proporção e cor de outros botões como o de comentário sobre o produto, o de avaliação da loja e para identificar outras formas de pagamento.
Colocar o Botão Comprar ao mesmo nível destes botões é como se a loja falasse para o cliente: “Tanto faz se você pretende fazer uma compra ou apenas fazer um comentário sobre o meu produto”.
Criar situações em que o botão está oculto cria novos passos para que a conversão ocorra, e automaticamente esta fica mais distante de ocorrer.
Outro caso de igual gravidade é colocar o Botão Comprar em situação que dependa do usuário rolar a tela para o encontrar. O simples fato de fazer o consumidor rolar uma tela para baixo, automaticamente faz com que o seu processo de compra ganhe mais uma etapa, isso quando o consumidor não desiste de uma compra simplesmente pelo Botão Comprar não estar em seu campo de visão, mesmo já tendo adquirido toda a informação de que precisava como as fotos e o conteúdo.
Ou seja, o Botão Comprar sempre deve estar presente no campo de visão inicial do usuário. Se a sua loja conta com uma funcionalidade adicional de rolar o botão comprar junto com a tela, melhor ainda.
Para finalizarmos, lembre-se que o Botão Comprar deve ter uma única função, que é a de levar o consumidor ao carrinho de compras. Lojas virtuais onde o botão comprar apenas adiciona o produto ao carrinho e gera alertas informando que o produto foi adicionado, tendem a ter um potencial de vendas inferior. O consumidor espera ser direcionado para a página do carrinho, ele já está em um momento de atenção e não vai ser um pequeno alerta no topo da tela que vai chamar a atenção dele.
Antes de concluir, aproveito para informar que nas próximas duas semanas não teremos artigos nos blogs Promov E-commerce e M Agência Digital, bem como vídeos no Dicas de AdWords, isso porque participaremos do Segundo Encontro da Comunidade do Google AdWords, que ocorrerá nos dias 26 e 27.
Agradecemos a compreensão de todos e até a volta em 08/09.
Boas Vendas!