Tradicionalmente o Analytics é conhecido por medir o número de visitantes que acessaram o site, mas apesar de ser uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google, consegue ser uma ferramenta poderosa para medir o desempenho e o comportamento das pessoas dentro do site.
Com sua evolução, ao passar do tempo o Analytics passou a exibir com cada vez mais precisão quem está acessando seu site e como se comporta após acessar qualquer tipo de site onde seu código possa ser inserido.
O Analytics permite identificar quem é o público-alvo do seu site e se está de acordo com o esperado.
Em suas últimas atualizações, por exemplo, o Analytics passou a exibir dados demográficos relacionados a seus visitantes, mostrando relatórios como a idade e o sexo dos visitantes e também os interesses comuns destas pessoas.
Além de fornecer o perfil de quem está acessando o site, o Analytics permite identificar os locais de onde vieram suas visitas, qual foi a página pela qual o visitante acessou o site e por quais passou até sair dele.
Para as lojas virtuais, a ferramenta de mensuração de dados vai ainda mais além, exibindo relatórios como taxa de conversão, produtos vendidos e como foram vendidos.
Apesar de medir o número de visitantes, sua principal função é auxiliar a tomar decisões para a evolução do seu site
Ou seja, há muito tempo o Analytics deixou de ser apenas um contador de acesso ao site e passou através da interpretação de seus relatórios, quando bem feitos, a ser uma ferramenta que estuda o comportamento do público-alvo, seja da sua empresa, loja ou até mesmo de seu blog.
Estas interpretações podem levar a tomadas de decisão que podem melhorar tanto o desempenho do site como também das campanhas que foram utilizadas para trazer o público para dentro do site.
Algumas ferramentas ainda auxiliam na captação do público para as campanhas de remarketing e facilitam a mensuração de testes A/B, seja em páginas ou campanhas.
O Analytics pode não ser a ferramenta mais completa, mas por ser gratuita exerce muito bem o papel ao qual foi destinado.
Até o próximo Artigo!