O e-mail marketing é a ferramenta de marketing digital mais longínqua e duradoura da internet. Os e-mails tornaram-se uma ferramenta de comunicação à partir da década de 90, quando passaram a ser utilizados por usuários comuns.
Desconsiderando toda a evolução da comunicação, o e-mail marketing se manteve estável e com alto poder de retorno por ser uma comunicação direta e praticamente imediata com o consumidor, independente de ser utilizado para o bem ou para o mal.
Claro que para as lojas virtuais o e-mail marketing também se tornou uma ferramenta de grande utilidade e de bons resultados, mas que deve ser utilizada da forma correta para evitar aborrecimento por parte dos clientes e para que sua loja não caia em uma Black List.
Precisamos lembrar inicialmente que mesmo o e-mail sendo uma ferramenta antiga, evoluiu muito e seu poder de filtragem de conteúdo e spam tem cada vez mais se tornado eficiente.
Nunca acredite na falsa promessa dos milhões de e-mails
Por isso a primeira coisa que devemos tomar cuidado é com o mailing a ser utilizado. Comprar mailing talvez seja o maior erro para quem quer fazer uma campanha realmente funcional.
Mesmo com as falsas promessas de mailing limpo e atualizado dificilmente você aproveita 10% da base que te é vendida, e sua loja virtual corre o risco de cair uma Black list prejudicando assim futuros trabalhos.
O melhor mailing é o dos seus atuais clientes, aqueles que você captou no cadastro da compra do produto ou no sistema de novidades. Esse mailing estará limpo e atualizado e conta com pessoas que realmente se interessam pelo que sua loja virtual vende. Mesmo sendo pequeno e não abrangendo milhões de pessoas seu retorno vai ser muito mais eficiente.
Evite fazer disparos para informar pequenas mudanças em sua loja virtual
O segundo item a ser analisado com cuidado em um e-mail marketing é o conteúdo que será enviado. Lembre-se que você está falando com pessoas que já conhecem sua loja, por isso é legal sempre que for fazer um disparo de e-mail mandar promoções e novidades que realmente vão valer a pena para o consumidor.
Se a sua loja atua em diversos segmentos, procure dividir o mailing de acordo com o interesse do consumidor para que você sempre mande mensagens segmentadas e de acordo com o real gosto de seus usuários.
E por fim, o mais importante é nunca exagerar no número de disparos. Mais do que 1 por semana já pode ser considerado como exagero. Quanto mais e-mails você disparar seguidamente maior será a taxa de rejeição, seja pelo conteúdo ou simplesmente pela sua marca.
Fique atento ao tempo de duração da sua mensagem. Mesmo o e-mail sendo uma ferramenta de comunicação imediata, algumas pessoas podem guardá-lo para ler em um segundo momento.
Por isso, para ter bons resultados com sua campanha, procure sempre usar com moderação o e-mail marketing.
Boas Vendas!