Começamos nossa série de artigos sobre os principais erros cometidos pelos donos das lojas virtuais falando sobre o porque contar com o lucro imediato pode prejudicar o desempenho da loja virtual e seus resultados futuros.
É importante que o empreendedor, seja o iniciante ou o que já está se aventurando pelos meios virtuais, entenda que o processo de maturação de uma loja e principalmente de sua marca no meio virtual acaba sendo um processo mais lento que o tradicional.
Inicialmente, o processo de desenvolvimento, ajustes e correções da loja para que ela atenda perfeitamente ao cliente, já é longo e pode durar aproximadamente 4 meses, período que será divido entre a loja desativada e já ativa para visualizar as dificuldades e erros encontrados pelo consumidor no processo de compra.
Para a lojas virtuais se tornarem conhecidas depende de muita divulgação
Segundo fator pelo qual tornar a loja virtual conhecida é um processo mais complexo e necessita indiscutivelmente de divulgação. Convenhamos, ninguém vai acordar em um dia ensolarado e ter um estalo de que sua loja existe e vende exatamente aquele produto que tanto queria. Desista, é mais fácil ganhar na mega sena sem jogar.
Um grande erro dos empreendedores é contar com que no início, todos os gastos tidos com a plataforma, criação de estoque e aquela verbinha reservada para a divulgação da grande inauguração serão cobertos já nestes primeiros meses, e é neste ponto, quando se percebe que esses gastos não serão cobertos é que começam as desistências.
Os primeiros visitantes não necessariamente serão seus primeiros clientes
Aquela verba separada para a divulgação inicial irá sim trazer clientes, mas não para manter sua loja virtual, e em alguns casos nem para fazer a primeira compra. Afinal, sua loja acabou de entrar no mercado, ninguém a conhece, e o fator segurança vai pesar muito na decisão de compra, e por isso, uma loja já conhecida vai ser sempre preferência na hora da compra.
Lembre-se de que não adianta se desesperar e sair fazendo promoções loucas para conseguir clientes, pois isso irá criar ainda mais desconfiança. Tenha os pés no chão e seja consciente de que levará tempo para sua marca se tornar referência.
Boas Vendas!