Duas perguntas que ouço com frequência de meus clientes e que acredito que sejam também dúvidas de muitos novos anunciantes que pretendem trabalhar com o AdWords são: se eles vão pagar por cliques em seus anúncios, e se alguém poderia gerar vários cliques inválidos em seu anúncio e consumir todo seu crédito.
Bem, a questão é que realmente isso pode ocorrer, em alguns ramos de atividades inclusive esta pratica é bem comum por seus concorrentes, mas o próprio sistema do AdWords conta com meios para proteger seus clientes e para que eles não percam seus orçamentos com estes possíveis cliques inválidos.
Os cliques inválidos podem sim ocorrer, mas o AdWords conta com ferramentas para filtrá-los
Analisando alguns padrões nos cliques dos usuários, como por exemplo repetidos cliques de um mesmo IP em um período muito curto de tempo ou através de outras táticas que por questões óbvias o Google não revela, ele consegue filtrar grande parte destes cliques ou praticamente todos eles pouco tempo depois que eles ocorreram.
Com isso, mesmo que se você em determinado momento veja que todo seu crédito foi consumido, a recomendação é aguardar alguns minutos ou horas.
Aos poucos estes cliques inválidos serão filtrados e os créditos serão restabelecidos em sua conta, evitando ao máximo que sua campanha seja prejudicada ou saia do ar.
Todos os gastos com cliques inválidos são restaurados na campanha de uma forma ou de outra.
Outra anomalia que os cliques inválidos podem causar em sua conta é ao final do dia seu orçamento diário ter ultrapassado a definição que você havia estabelecido e os 20% que são estabelecidos para cliques potenciais.
Quando isso ocorre, o orçamento estourado é recuperado posteriormente como crédito. Vale lembrar que este crédito pode aparecer alguns dias depois no extrato de sua conta, então é necessário que não haja desespero se ocorrer uma certa demora.
Mas se você vem identificando cliques que não considera comuns para sua campanha, a mesma conta com uma segunda proteção que é a revisão manual dos cliques, o que pode ser solicitado pelo suporte do AdWords, e se realmente os cliques forem considerados inválidos o Google fará uma bonificação em sua conta.
Algumas dicas para quem sofre com um alto número de cliques inválidos são:
- Identifique a região de origem destes cliques e separe em uma campanha à parte, com isso, nas demais regiões sua campanha não será afetada;
- Procure trabalhar com orçamentos diários altos, mesmo sendo uma questão chata, pois nem todos estão dispostos a ter um gasto alto, e ter um orçamento diário alto dá mais tempo para que o filtro atue em sua campanha e evita que seus anúncios saiam do ar;
E quais são suas experiências com cliques inválidos? Sua campanha sofre muito ou não chega a sofrer influências deles? Comente!
Até o Próximo Artigo!