O Analytics conta com vários gráficos de desempenho que podem auxiliar nas questões de usabilidade de sua empresa, mas talvez o gráfico que apresente dados mais precisos é o Fluxo de Visitantes, presente dentro da aba Público-Alvo do menu esquerdo do Analytics.
Sua principal função é mostrar o comportamento dos visitantes desde o momento em que acessam seu site até o momento em que saem dele, mostrando todas as páginas pelas quais passaram.
O Fluxo de Visitantes mostra o caminho do cliente do momento em que entra no site até sua saída
Você ainda deve estar se perguntando a razão pela qual o fluxo de visitantes pode ser tão importante para as questões de usabilidade do site.
Sabendo como o visitante se comporta, por quais páginas ele passa e como faz para chegar até determinas páginas, é possível identificar se o site é de fácil manuseio ou apresenta algumas complicações que poderiam fazer com que o consumidor desista da compra.
Vamos usar como exemplo uma loja que tentou inovar no processo de compra e ao invés de o cliente clicar no produto e ir direto para a página checkout, o produto apenas é adicionado a um carrinho no topo da loja e para irem definitivamente para o checkout é preciso clicar neste carrinho.
Saber por quais páginas seu cliente passou e quais ações ele tomou, posteriormente podem auxiliar você a decidir quais modificações são essenciais para sua empresa
Para o empreendedor analisar se o comportamento do consumidor será exatamente este, pode analisar o Fluxo de Visitantes para verificar por onde os consumidores estão indo após clicarem no botão “adicionar o produto ao carrinho”. Se eles conseguem chegar a página de checkout ou estão saindo do site sem conseguir efetuar a compra.
Pode ainda identificar que este processo está funcionando corretamente, mas que o problema dos clientes se encontra em uma etapa depois do checkout ao se depararem com um formulário muito extenso.
O Fluxo de Visitantes do Analytics pode auxiliar o lojista a identificar se suas campanhas estão funcionando corretamente mudando a filtragem para Origem do Tráfego e identificarem se novos produtos estão tendo uma boa aceitação por parte dos seus clientes.
Ainda pode te ajudar muito mais, de acordo com a sua necessidade. Caso já tenha tido alguma experiência positiva com ele, faça um comentário.
Até o Próximo Artigo!
Very good information. Lucky me I discovered your website by accident (stumbleupon). I have book-marked it for later!