Raio X Mídias Sociais

Tenho visto pela internet cada vez mais reclamações sobre a quantidade de mídias sociais existentes e a dificuldade dos empresários para se fazerem presentes em todas elas.

Como já havia prometido um Raio-X sobre as mídias sociais, resolvi juntar os dois temas neste artigo.

Primeiramente, fique aliviado: a sua loja virtualnão precisa se fazer presente em todas elas. Por exemplo, se você vende sapatos masculinos, não há a necessidade de participar de uma rede onde o domínio é 90% feminino, e vice-versa.

A pregação de que você deve participar de todas as mídias sociais para atingir o maior número de pessoas possíveis é falha. Veja o nosso exemplo: não existe a possibilidade de seu comércio eletrônico conseguir fazer um grande número de vendas em um meio onde não está seu público, é como vender iglu no Rio de Janeiro.

Cada mídia social é destinada a um público alvo

Cada uma das mídias sociais é destinada a um público ou foi formada por ele, isso devido às suas peculiaridades e características, e são poucas as que acabam se tornando generalistas. Por isso, procure vincular sua marca às que estão mais próximas das características do seu e-commerce e principalmente dos seus consumidores.

Não se preocupe com os últimos lançamentos das redes sociais, pois diferente de um bom filme, ninguém vai fazer fila para sua estréia. Veja o caso do Facebook, seu lançamento oficial foi em 2002, mas só se tornou popular no Brasil há pouco tempo. Isso porque já se foram 10 anos.

Acompanhe e monitore as mídias sociais

O importante é acompanhar e monitorar as mídias sociais para ver como anda o desempenho delas e se já é o momento para sua loja virtual estar presente.

Depois de escolher de quais irá participar, atente-se em fazer o planejamento e estruturação para manter um bom relacionamento com os usuários e evitar gafes que podem acabar com a reputação de sua loja virtual.

Procure manter o layout de sua mídia social o mais próximo da sua loja, fazendo com que seus clientes sempre se lembrem dela. Estando presente nas redes que se encaixam no perfil de seu cliente, tanto os resultados como a administração vão se tornar mais fáceis e sua presença na internet estará garantida.

Conheça agora as características de algumas delas, pelo menos das mais conhecidas:

Facebook

Consolidado: Sim
Público: Voltado a todas as classes sociais e sexos.
Meio de Divulgação: fan page, curtir e compartilhar.
Características: É a mídia mais funcional hoje para divulgação, sua principal finalidade é a interação direta com os consumidores, assuntos do momento, coisas engraçadas (mas não chulas). É um ótimo caminho de interação.

Twitter

Consolidado: Sim
Público: homens, entre 21 e 30 anos, estudantes de ensino superior ou graduados, em busca da informação.
Meio de Divulgação: twitts, uso das hashtags para vincular o conteúdo.
Características: O público está normalmente interessado em notícias de atualidades, discussões que estão acontecendo no momento e principalmente promoções.

Google Plus

Consolidado: Não
Público: Voltado a todas as classes sociais e sexos.
Meio de Divulgação: criação de página com informações da empresa e que permitem interação dos clientes com ela através de votos, hangouts e outras ferramentas que o Google vem lançando, além do vinculo direto com a pesquisa orgânica do Google.
Características: Após a queda do orkut, o Google reestruturou sua filosofia de mídias sociais e aos poucos o público vem migrando para ele. As empresas já devem considerá-lo principalmente por ajudar no trabalho de SEO.

Pinterest

Consolidado: Não
Público: mulheres, entre 20 e 30 anos, estudantes de ensino superior ou graduadas.
Meio de Divulgação: pins e repins.
Características: As pessoas que utilizam o Pinterest procuram fotos dos produtos em que têm interesse. Além de fazer a pinagem, o “curtir” do Pinterest, também existe o repin, divulgando o produto para todos os que participam dele e seus seguidores.

Blog

Consolidado: Sim
Público: Em geral, mas com um consumo maior pelo público jovem.
Meio de Divulgação: autores de blogs conhecidos ou blogs institucionais
Características: Você pode conseguir um artigo do autor de um blog conhecido falando sobre sua loja ou seus produtos, o que irá levar um grande número de pessoas para sua empresa. Cuidado ao usar este método, pois o Google pode interpretar de forma equivocada e punir sua loja. Outra forma é escrever um blog com temas relacionados a sua loja. Evite propaganda excessiva.

Lembre-se de que o importante é monitorar e acompanhar as mídias sociais. Aproveite para comentar e dar sua opinião sobre nosso blog.

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