Quando falamos de Marketing Digital, a primeira referência que nos vem são as mídias online, e nos esquecemos que as “velhas mídias”, entre aspas para ninguém ficar ofendido, revistas e jornais, hoje devido aos tabletes também passaram a ser mídias online.
E como elas ainda estão iniciando o processo de entrada nos tablets, os preços astronômicos de anúncios nas versões impressas estão muito mais acessíveis.
É lógico que não podemos comparar a tiragem das revistas e dos jornais com o número de leitores destas publicações no formato do tablet, mas os fatores que até então eram relevantes para o anúncio impresso podem ser considerados nas versões online.
A credibilidade das velhas mídias é um dos principais fatores que podem fazer sua campanha dar certo
A segmentação de público e principalmente a credibilidade que estas “velhas mídias” conseguiram durante os anos já são excelentes fatores para qualquer empresa anunciar nelas.
Convenhamos, a credibilidade do local onde seu anúncio está sendo veiculado pode ajudar muito na formação de opinião de quem está lendo a publicação online sobre sua marca.
Grandes editorais tendem a não permitir anunciantes que podem de alguma forma prejudicar sua marca. Com isso passam mais credibilidade a seus leitores, enquanto estes têm mais confiança em adquirir um produto ou serviço divulgado dentro deles.
Com relação a segmentação de público, da mesma forma que nas versões impressas, o público é definido pelo conteúdo e temas abordados pelas publicações.
Se as editoras souberem aproveitar seus espaços, terão espaços publicitários de alta qualidade e segmentação
Uma dica que eu deixo para as editoras é saberem aproveitar ainda mais os espaços publicitários das versões online. Contando com o cadastro completo de seus anúncios, elas podem aumentar a segmentação do público e veicular anúncios muito mais precisos.
O que passa a ser vantajoso tanto para leitores que vêem anúncios que realmente interessam quanto para os anunciantes que tendem a ter uma conversão muito maior e anúncios mais baratos, e também para as revistas que podem disponibilizar um mesmo espaço para empresas diferentes, mas com uma segmentação diferenciada.
Se ainda não está convencido de que vale a pena anunciar nas revistas online para tablets, lembre-se que os usuários continuam a apenas um clique de seu site, e em 2012 eles já representavam 13% de toda a conexão da internet no Brasil.
Até o próximo artigo!