Apesar do duplo sentido do título deste artigo, nosso objetivo não é falar mal da usabilidade o que seria um erro, muito pelo contrário é mostrar que a falta dela pode fazer com que você perca suas vendas.
É indiscutível que a finalidade das campanhas sejam elas online ou offline é a de atrair visitantes para o seu site e não necessariamente serem o fator decisivo para o fechamento de negócios ou venda de produtos.
O processo de vender é compartilhado tanto pelo site quanto pela equipe de vendas, atendimento ou como você preferir chamar em sua empresa, logicamente que em lojas virtuais ou sites em que a venda do produto é concretizada nele mesmo a responsabilidade é única e exclusiva do site.
A usabilidade procura tornar fácil o processo de fechamento de negócios ou vendas
Então você já consegue entender o quão é importante ter um site fácil e que apresente técnicas de usabilidade para que os usuários encontrem rapidamente o que procuram e fechem o negocio sem a necessidade de dar tempo para que o consumidor reflita se vale ou não apena fechar negocio com sua empresa.
Por exemplo, sites de prestadores de serviço, consultórios médicos que necessitam que o consumidor entre em contato para solicitação de valores devem apresentar de forma fácil e clara quando falamos clara estamos falando de lugares visíveis, o telefone ou qualquer outra forma que o visitante possa contatar a empresa.
Destacar o seu serviço é fundamental para que os visitantes saibam do que trata sua empresa
Além disso, independente do seu ramo de atividade a apresentação dos serviços que sua empresa oferece devem ser colocados em primeiro lugar e de forma fácil a serem encontrados no menu.
Parece bobagem, mas muitas empresas preferem destacar informações como fotos da sede, eventos internos e culturais do que seus próprios, não que não sejam importantes e possam ajudar na decisão de um futuro cliente, mas o que primeiro ele quer ver é o que a sua empresa faz.
Com a evolução do mercado móbile é cada vez mais imprescindível que as empresas comecem a utilizar em seus sites tecnologias que tornem seus sites adaptáveis a qualquer tamanho de tela, tornando fácil a leitura de seus usuários que podem perder o interesse no site por terem que ficar ampliando para conseguirem ler.
A usabilidade procura deixar seu site o mais fácil possível para que seus clientes o relatório de Fluxo de Visitantes do Analytic pode ajudar você a decidir qual as melhores alterações a fazer em seu site.
Até o Próximo Artigo!