SEM, SEO, PPC, afinal, o que é o quê?

Estes dias participei de uma discussão na comunidade do AdWords a respeito das nomenclaturas que estão sendo utilizadas na internet para definir os serviços. O foco principal foi em SEM, SEO e PPC, que são onde o mercado vem fazendo mais confusão.

Aproveitando a discussão, resolvi escrever este artigo para ajudar não só os novos profissionais, mas também os que já atuam no mercado, a entender o que é cada um e como devemos apresentá-los aos clientes, com a finalidade de dar muito mais credibilidade à nossa área.

Primeiramente, precisamos lembrar que quem desenvolve as estratégias que vão ser utilizadas em uma divulgação é o Marketing Digital. Ele é responsável por fazer o planejamento e definir quais ferramentas serão utilizadas para impactar e atender as necessidades do cliente.

O SEM na realidade é um conjunto de ferramentas do Marketing Digital

Uma destas ferramentas é o SEM da sigla em inglês de (Search Engine Marketing), na tradução livre Marketing para Sistemas de Busca, e é aqui que começam as confusões com os termos.

Muitos profissionais consideram de forma errada o SEM responsável apenas pelas campanhas de links patrocinados, quando na realidade ele tem uma função muito maior, que é definir quais estratégias serão utilizadas para fazer a divulgação de uma empresa nos mecanismos de busca, independente dos resultados que serão utilizados: pagos ou orgânicos.

O SEO não é um concorrente, e sim uma ferramenta do SEM

Ou seja, de forma resumida, o SEM conta com duas ferramentas: o SEO (Search Engine Optimization) que são as técnicas que irão melhorar o posicionamento do seu site nos resultados orgânicos, aqueles que você não paga.

E o PPC (pay-per-click) que em Português quer dizer pagamento por cliques. É ele quem vai cuidar das campanhas de links patrocinados.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, a estrutura fica assim: Marketing Digital > SEM > SEO ou PPC

Até o próximo artigo!

Related Posts

1 comment

Boa Tarde,

Sou Consultora de Empresas, e estou atuando na área de treinamento e marketing recentemente, e gostaria de receber as suas postagens, eventos, etc…para eu estar aplicando em meus clientes.

Peço que me enviem o conteúdo por e-mail.

Grata

Leave a reply