Segundo dados oficiais do Youtube, mais de 6 bilhões de horas de vídeo são assistidas por mês, e ele é localizado em 56 países diferentes, que totalizam mais de um bilhão de usuários únicos por mês.
Números que fazem qualquer empresário interessado em anunciar sua marca salivar, mas basta apenas ter vontade em anunciar no Youtube para ter resultados?
Pegue você mesmo como exemplo. Quando vai assistir a um vídeo, qual o seu interesse? Lazer? Conteúdo? Propaganda? Convenhamos que dificilmente você vai querer assistir uma propaganda.
O interesse dos visitantes no Youtube não é em sua propaganda. Cabe a você despertar este interesse
Muitos usuários, inclusive, estão ali fugindo da programação engessada da televisão que divide sua grade entre programas e comerciais. O próprio Youtube sabe disso e abre aos visitantes alternativas para pularem os vídeos promocionais ou fecharem os anúncios que aparecem em cima do vídeo.
Vendo desta forma, o brilho dos números fica um tanto ofuscado, mas mesmo com tantas alternativas de escape ainda existem formas de atrair a atenção dos visitantes do canal.
A primeira que já deve ter vindo à sua cabeça e que talvez seja uma das mais funcionais são os virais, que apesar de terem a grande vantagem da veiculação gratuita, ainda dependem de chamar a atenção para serem compartilhados.
Especificamente em relação aos anúncios, o Youtube conta com duas formas diferentes de comprar espaço: pelo AdWords ou diretamente com o Youtube para alguns espaços e meios especiais.
Independente de onde e como, o importante é chamar a atenção
Independente de qual formato e de onde você for veicular seus anúncios, seja como uma propaganda no canal, na página ou diretamente no vídeo, obter resultados depende exclusivamente de chamar a atenção do visitante que está atento ao vídeo ou na expectativa dele.
O primeiro passo para que a campanha funcione é segmentar corretamente os canais e os vídeos que servirão para exibir seus anúncios. Convenhamos que não cai bem um anúncio de aquecedor para um vídeo sobre praias.
Como ficaria estranho uma empresa que presta consultoria financeira colocar seu anúncio antes de um vídeo de humor.
O segundo passo, como em qualquer campanha publicitária, é conhecer seu público e saber o que realmente chama sua atenção e o convence a prestar atenção no seu anúncio. Lembre-se que o foco é o vídeo, e que você independente de pôr seus anúncios antes dele ou ao seu lado, precisa chamar e despertar o interesse antes que pessoa o pule ou o feche.
Confira este vídeo do canal AdWords Brasil e veja mais algumas dicas:
[sz-player url=”http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=O7ogvQjJ62c” responsive=”Y” /]
Até o próximo artigo!