Estamos em uma fase da evolução tecnológica em que a interação e a troca de informações, não estão apenas presente em nosso cotidiano, passaram a se tornar obrigação, costumo brincar com meus amigos dizendo que “Não ter uma conta no facebook é como não ter um R.G”, e para as lojas virtuais a situação é ainda um tanto pior já que se omitir da interação e da troca de informações pode não apenas potencializar todos os demais pecados já citados nesta série de artigos, mas também prejudicar os que já foram corrigidos ou nunca existiram.
Já falamos por várias vezes neste blog sobre a influência cada vez maior da opinião do consumidor sobre a loja virtual como no artigo Ainda mais poder ao cliente.
Ouvir o cliente é mais do que a opinião dele, é todo o comportamento
O importante é entender que não estamos falando apenas das tradicionais reclamações dos clientes como: produtos irregulares, prazos de entrega, valores errados, devolução e etc. Não que não mereçam consideração pelas lojas, muito pelo contrário devem ser corrigidos e sanados sempre que o cliente estiver correto.
Mas hoje estamos falando principalmente da opinião que esta nas entrelinha do comportamento dele na loja virtual. A forma como ele se comporta, as páginas que visitas, tempo que gasta dentro do site, revelam muito da opinião do seu consumidor sobre sua loja virtual.
A forma como o consumidor se comporta em sua loja virtual irá apontar erros e acertos
Nestas entrelinhas estão escritas o que pode ser melhorado em sua loja para que uma conversão ocorra com mais frequência e naturalidade, o que interfere e faz com que o consumidor desista da compra de um produto.
Lembre-se o sucesso da sua loja esta principalmente na opinião do seu consumidor, seja na critica, como em seu comportamento dentro da loja, atente-se a tudo, acompanhe periodicamente as mídias sociais que você esta presente, verifique os sites de reclamações como Reclameaqui e principalmente monitore diariamente as ferramentas de analise de visitas do seu site.
Boas Vendas!