Para alguns empreendedores pode parecer bobagem saber de onde suas vendas vêm ou como seus clientes chegaram até sua loja virtual para fazer a compra. O importante é que o visitante faça a compra e se possível se transforme em um cliente.
Mas saber de onde estão vindo seus visitantes e futuros clientes é fundamental para definir as estratégias futuras do sucesso da sua loja.
Por exemplo, nem sempre o lugar em que você está anunciando é a fonte principal de tráfego do seu site. Ou por ser um investimento baixo que limita o número de visitas desta fonte, ou exatamente por não possuir o público esperado, acaba não conseguindo trazer um número significante de visitas para dentro da sua loja virtual.
Mesmo elaborando um bom planejamento é necessário confirmar se ele está realmente gerando vendas para sua loja virtual
Ah, mas aí seria um erro de planejamento? Não, nem sempre. Às vezes o planejamento foi bem feito, a escolha da mídia ocorreu de forma correta, mas por um mero detalhe que diferencia o público da mídia do consumidor do seu site acabou não gerando os resultados esperados.
E é exatamente por estes detalhes que é importante saber qual a origem das visitas e vendas do site.
Saber se realmente é o site em que você está investindo a verdadeira fonte das vendas da sua loja virtual, é fundamental para definir os próximos passos do seu planejamento de mídia, se deve manter o investimento ou mudar e partir para novas fontes.
Os relatórios de origem de tráfego podem trazer surpresas sobre as visitas do site.
As análises de origem de tráfego podem auxiliar a detectar sites que você nem imaginava que atraíam visitantes para o seu site, como um blog que tem um público altamente direcionado aos produtos da sua loja e que o dono por ter comprado e gostado do seu atendimento fez uma menção, e seus seguidores passaram a acessar e comprar em sua loja virtual.
E o mais interessante é que esta análise pode ser feita por uma ferramenta que já está integrada à maioria das lojas, ou que caso não esteja, basta fazer a integração gratuita.
O Analytics pode fornecer precisamente os dados das origens de suas vendas através dos relatórios de origem de tráfego, ou se precisar de uma análise mais precisa, através das dimensões secundárias presentes em praticamente todos os relatórios dele.
É importante lembrar que o Analytics irá te auxiliar a mensurar as origens virtuais do seu tráfego, e é muito importante tentar mensurar mesmo que manualmente as visitas que vieram por meios offline ou indicação.
Boas Vendas!