Motivos ou melhor desculpas para uma empresa não chegar ao sucesso, existem aos montes, livros e artigos vão enumerar vários itens que realmente podem prejudicar uma empresa, mas se pararmos para refletir, todos eles acabam tendo um mesmo ponto de origem do problema, você!
Sim você mesmo, e se você está ofendido com este artigo, eis aí mais um motivo para sua empresa não alcançar o sucesso, mas vamos lá, vamos entender por que o problema da sua empresa é você e não todos aqueles milhares de fatores que alguém, ou até mesmo o nosso blog já tentou lhe falar.
Atender ao cliente com máximo de dedicação e atenção
Primeiro, você está preparado para atender seu cliente? Não apenas no fato de ser um bom negociador, ter uma boa lábia para que o cliente feche com vocês, mas você está disponível para atender eles ou disponibilizou meios dentro da sua empresa para que no momento em que o cliente ligar, receber um pronto atendimento?
Veja bem se você não gosta de ficar horas e horas na musiquinha do call center, seu cliente também não gosta de ficar esperando que você resolva atender o telefone, se sua empresa não atende o telefone quando ele toca, responde o e-mail quando recebe um orçamento, seu concorrente bem-sucedido com certeza está.
Além disso você sabe ouvir os feedbacks dos seus clientes e procura sempre ser honesto com ele? A realidade é que nem sempre a honestidade é o melhor caminho para se chegar a uma venda, mas é o caminho para conquistar um cliente, ele pode não fechar com você, mas quando ele descobrir a verdade através do serviço prestado pelo seu concorrente, ele com certeza irá procurar sua empresa por ter passado segurança.
Mais estudo, mais tecnologia = mais clientes
Você se mantem atualizado, modernizado e dedicado ao sucesso da sua empresa?
Clientes querem o melhor serviço, não adianta você ter 10 anos de experiência e continuar trabalhando como você trabalhava a 10 anos atrás, estudar, manter sua empresa com tecnologia de ponta é fundamental para atrair seus clientes.
Vivemos em um mundo moderno de alta tecnologia e seus clientes esperam que você ofereça produtos e serviços no mesmo nível.
Sua empresa, seu filho, quem pariu, que crie
Agora a questão de se dedicar a sua empresa, veja bem, não é por que você se preocupa que sua empresa conquiste novos clientes que quer dizer que você seja dedicado a ela, a maior parte do insucesso da empresa é o próprio dono não se dedicar ao seu negócio, não estar presente e participativo dentro e nas atividades da empresa. Entenda centralizar as tarefas é bem diferente do que estamos falando aqui, afinal não adianta que tudo seja responsabilidade sua, mas é importante que você saiba e esteja presente no cotiado de sua empresa, largar na mão de funcionários e pessoas de confiança, dificilmente levaram ao sucesso.
Cliente não cai do céu, ou você anuncia ou sua empresa sempre ficará no zero
E para finalizarmos você anuncia ou está esperando seu cliente cair no seu colo?
Sim a melhor ferramenta ainda é o boca a boca, mas para iniciar o boca a boca, alguém precisa conhecer sua empresa, seu serviço ou seu produto, não importa qual meio você vai utilizar para anunciar e divulgar sua empresa, desde que faça e claro faça bem feito.
E quando se trata de serviço bem feito, escolha o profissional ou agência que realmente mostrar que está dedicado à sua empresa, que lhe apresentar soluções e sugestões para o crescimento dela e principalmente escute e aplique estas sugestões sempre que forem pertinentes e possíveis.
Lembre-se você deveria ter tomado as decisões que estão neste artigo, o sucesso da sua empresa então só depende de você, não de seus funcionários, concorrentes e outras desculpas que encontrar para usar com justificativa.
Até o próximo artigo!