O modelo da internet brasileira hoje é constituído em sua grande maioria por ips dinâmicos, e com o crescimento cada vez maior dos aparelhos mobiles o número de ips fixos diminuiu significativamente.
Alguns dos nosso leitores podem estar se perguntando no que o IP pode influenciar nas campanhas de marketing digital e principalmente o por que o IP fixo poderia abrir novas possibilidades.
A resposta é bem simples. Muitas ferramentas de marketing digital utilizam o IP para identificar a localização dos usuários, mas com a utilização do IP dinâmico a localização do usuário é dada de forma pouco precisa, e em muitos casos a localização fica presa ao local físico do servidor da empresa que fornece o serviço de internet.
O IP Fixo torna mais fácil a identificação da localização dos usuários
Com a falta de precisão na identificação da localização do usuário, campanhas de pequenas empresas que poderiam ser segmentadas para pequenas regiões acabam funcionando incorretamente ou até não funcionando.
Imagine o quão produtivo seria para uma academia de bairro poder fazer anúncios direcionados apenas aos moradores daquele bairro, diminuindo seus custos com cliques desnecessários.
Além deste exemplo, campanhas que poderiam utilizar a localização do usuário para identificar lojas e estabelecimentos físicos mais próximos acabam limitadas e prejudicam o que poderia se tornar uma facilidade para os consumidores.
O IP Fixo permite o bloqueio preciso de pessoas não interessadas nos anúncios ou que clicam por motivos desnecessários
Outra questão, talvez a mais importante, está relacionada à qualidade dos cliques sobre os anúncios. Com a utilização de IPs fixos por todos os usuários, o bloqueio da visualização dos anúncios para usuários que praticam cliques inválidos, concorrentes e até mesmo de funcionários da empresa que acabam por algum motivo clicando nos anúncios, se tornariam muito mais fácil.
Liberando as campanhas diretamente para quem fosse de interesse.
É muito importante lembrarmos que com o aumento dos gadgets móbiles surgiram novas formas de identificar a localização dos usuários através de Wi-fi e GPS, mas a maioria dos usuários que interagem com os anúncios ainda utiliza computadores e notbooks.
Até o Próximo Artigo!