Tenho visto pela internet cada vez mais tentativas de separar as Mídias Sociais do Marketing Digital, como se fossem formas de trabalho diferentes ou ferramentas independentes.
A realidade é que mesmo que se coloque a ambas para duelarem, as Mídias Sociais iriam perder feio essa luta, e não é por menos prezo ao seu potencial ou qualquer outra coisa, e sim porque as Mídias Sócias são e nunca vão deixar de ser uma ferramenta do Marketing Digital.
Mídias Sociais são ferramentas de interação do Marketing Digital
Por mais que se tente separar, criar profissionais independentes ou qualquer outra coisa, elas ainda serão uma ferramenta, que como qualquer, outra depende de um bom planejamento para apresentar bons resultados.
Imagine a situação para o consumidor encontrar um anúncio no Adwords ou em um e-mail falando que sua loja virtual está fazendo uma promoção de 50% em todos os produtos, mas quando o cliente entra no Facebook ou em qualquer outra rede social para obter mais informações ele não encontra nada ou encontra outra promoção.
E mesmo que analisemos os Ads do Facebook ou Twitter, veremos que precisam estar sincronizados e falando a mesma linguagem que qualquer outro canal de comunicação, até mesmo os off-lines.
A comunicação precisa ser alinhada independente do meio para apresentar bons resultados
Parece exagero, mas existe um grande número de lojas virtuais que separam estes serviços e acabam criando uma comunicação com seus clientes cheia de ruídos e falhas, e que no final acabam resultando em perda dos acessos e vendas do site.
Não chega a ser um erro contratar empresas ou pessoas diferentes para atuarem em cada um deles, mas todo o projeto deve ser centralizado e a base sempre será do Marketing Digital.
Mas por que não se basear nos projetos de Mídias Sociais? Para respondermos a esta pergunta, basta apenas entendermos o significado de Marketing Digital, que é desenvolver estratégias virtuais baseadas nas necessidades e objetivos das empresas, utilizando as ferramentas que melhor se encaixem no perfil da loja e de seus clientes, ou seja, nem sempre as Mídias Sociais vão se encaixar nas necessidades da loja.
Boas Vendas!