Descontos são uma das alternativas encontradas pelas lojas virtuais para atrair os consumidores a fazerem as compras em sua loja ou aumentarem o número de produtos vendidos em uma mesma compra.
Infelizmente, alguns empreendedores ainda utilizam a prática do falso desconto que vem cada vez mais sendo desmascarada com o crescimento da interação dos consumidores. Inclusive, já falamos sobre este assunto em outro artigo do blog: Vale a pena enganar seu cliente?
Felizmente existe o lado dos empreendedores que agem de forma honesta e realmente criam descontos verdadeiros com o intuito de criar uma relação de fidelização com os clientes.
Descontos feitos de forma organizada ajudam no desenvolvimento da loja virtual
Os descontos realmente tendem a ajudar a desenvolver as lojas virtuais, exemplo é a “Black Friday” que mesmo com suas falhas demonstra uma grande mobilização dos consumidores em busca de preços baixos para os tão desejados produtos.
Saber fazer uma promoção e expor seus descontos é o grande desafio para os empreendedores, tendo em vista que quando feito de forma errada, e não estou apenas falando das falsas promoções, podem ter o efeito contrário.
Por exemplo, lojas que atendem um perfil de consumidor exclusivo e que procura qualidade devem tomar cuidado com a exposição explícita destas ofertas, que podem acabar gerando repúdio do público interessado.
Exagerar nos descontos e fugir do mercado pode gerar desconfiança nos consumidores
Independente do tipo do público, descontos exagerados que fogem ao padrão do mercado, fora de épocas específicas, podem passar a impressão que a loja na verdade está tentando dar golpes no consumidor, criando assim desconfiança por parte dele e medo na hora da compra.
Pode parecer bobagem tendo em vista que o consumidor procura sempre os melhores preços, mas a realidade é que quando estamos no mercado virtual, a primeira preocupação sempre será com a segurança de seus dados, ou pelo menos deveria ser.
Essa insegurança pode aumentar ainda mais quando se trata de lojas que estão iniciando no mercado e fazem as famosas promoções de inauguração. Por isso é importante saber organizar e procurar veiculá-las em datas propícias e que atraiam realmente o interesse do consumidor.
Lembre-se de incluir as possíveis promoções de sua loja virtual dentro de seu planejamento de marketing e organize suas campanhas para que elas pareçam o mais confiáveis possível.
Boas Vendas!