Já falamos há algum tempo sobre a diferença entre o número de cliques e o de visitantes, mas as diferenças entre o Analytics e o AdWords não fica restrita somente a estes dados.
Mesmo com ambos os serviços pertencendo ao Google, os dois “irmãos” dão a impressão de se estranharem quando falamos em número de conversões, número este que devido a sua importância não deveria apresentar diferenças.
A boa noticia é que se trata apenas de uma impressão mesmo, e que na realidade as conversões são computadas corretamente (desde que você não tenha algum problema), o Analytics não deixa de registrar nenhum número e o AdWords também não cria conversões que não existiram.
Mas por que ocorre a diferença de conversões entre um e outro?
A explicação lógica para esta diferença se dá na forma como os dados são mensurados pelas duas ferramentas que se diferem em dois pontos principais: a origem das visitas e a data em que ocorreram.
Origem e data em que ocorreram as conversões são tratadas de formas diferente pelas duas ferramentas
Para o Analytics, a origem da conversão sempre será a da última visita válida, enquanto para o AdWords a conversão é computada dentro do período de vigência de seu cookie.
Vamos facilitar a interpretação utilizando um exemplo. Digamos que você tem uma loja virtual e que no dia 10 uma pessoa viu seu anúncio do AdWords e clicou, ela entrou na sua loja visitou alguns produtos mas não comprou nada, 5 dias depois (dia 15), ela acessa novamente seu site, mas desta vez digita o endereço da loja diretamente no browser (assim passou a ser uma visita direta), e compra um produto.
Para o Analytics , a origem da venda deste produto será a do último acesso, ou seja, Acesso Direto, enquanto para o AdWords a venda será dele já que o cookie ainda estará vigente (isso dependerá da configuração que você colocou na hora de gerar o código de conversão).
O AdWords considera que teve participação na venda pois o primeiro acesso veio através dele e por isso computa a conversão para ele
Resumindo, para o Analytics esta venda não foi do AdWords , foi Direta, mas o AdWords considera que teve participação nesta venda e por isso a registra em seu painel, o que de certa forma é justo.
Agora você se lembra de que falamos que são dois os pontos de diferença? A origem nós já explicamos, agora vamos entender a Data.
Para o AdWords as conversões são computadas no dia em que ocorreu o último clique válido no anúncio, já para o Analytics a conversão ocorre no dia em que a venda realmente ocorreu.
Vamos voltar ao exemplo da nossa loja virtual que recebeu uma visita do AdWords no dia 10 e outra visita direta no dia 15, neste caso o Analytics computará a conversão no dia 15.
Enquanto o AdWords registrará essa conversão no dia 10. Mesmo que ela tenha ocorrido no dia 15, o que conta para o AdWords é o dia em que ocorreu o clique em seu anúncio.
Então mesmo existindo essa “diferença” entre os dois, ela acaba se tornando eficiente para se entender o real comportamento dos visitantes do seu site.
Até o próximo artigo!