Antes de qualquer questionamento, adianto aos leitores deste artigo que ele é direcionado para as pessoas que estão interessadas em contratar uma agência de publicidade ou um profissional de Marketing Digital para cuidar de suas campanhas virtuais.
Afinal, como em toda profissão, sabemos que existem os Bons Profissionais (sim, com letra maiúscula) e os charlatões que estão mais interessados em dar golpes do que em realmente trabalhar.
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Valores muito baixos
O primeiro fator a ser considerado para a escolha de um bom profissional de marketing digital e o que mais ilude não só apenas os pequenos empresários, é o preço. Profissionais que oferecem preços muito abaixo do mercado não estão preocupados em lhe atender com qualidade e sim em acumular clientes e ganharem no volume.
Apesar de os preços mais baixos sempre serem mais atrativos, lembre-se que a maioria das ferramentas de Marketing Digital precisa de dedicação e acompanhamento do profissional, e quanto mais clientes esse profissional tiver, menor será sua atenção para sua conta. Lembre-se também que ele precisa ter volume de clientes para compensar os valores mais baixos aplicados.
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Falsas Promessas
Não existem milagres, não existem ganhos da noite para o dia, posicionamento no Google com ajuda de pai de santo, pior ainda. Então fuja de profissionais que prometem milagres pelo seu negócio.
Para sua empresa ter sucesso são necessários muito trabalho e dedicação, principalmente por parte do responsável pela divulgação do seu negócio.
Procure profissionais que apresentem estratégias que fazem sentido e que tenham bom senso, que mostrem o que é possível e o que não é possível ser feito. Mesmo que lhe desagrade ouvir um não, pelo menos este não fará com que você jogue dinheiro fora.
E não adianta insistir em milhares de curtidas em poucas horas no Facebook, pois este não é e nunca será uma boa estratégia de Marketing Digital.
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Qualificação do Profissional de Marketing Digital e Ética
Apesar de muitas pessoas acreditarem que o profissional de Marketing Digital é aquele que tem milhares de amigos no Facebook e um blog movimentando, a realidade é que o profissional desta área, em sua grande maioria, na verdade é formado ou tem conhecimentos avançados em Publicidade e Propaganda somado à tecnologia, principalmente em internet.
Ter um número grande de seguidores não quer dizer que se saiba montar uma boa estratégia de campanha, apenas quer dizer que se tem uma boa interação com o público, o que não deixa de ser importante, mas sem uma boa estratégia, você não terá público para interagir.
E para finalizarmos, procure contratar profissionais éticos, pois como em qualquer profissão, trabalhar com Marketing Digital depende de ética. Se a agência ou o profissional diz já trabalhar com um cliente de um mesmo segmento que o da sua empresa, pense em como ele poderá montar uma estratégia que privilegie você em relação ao seu concorrente.
Contratar um bom profissional de Marketing Digital irá lhe trazer bons resultados a curto, médio ou longo prazo (isso vai depender do seu segmento), mas contratar maus profissionais fará com que você se iluda no começo, comece a ter prejuízos a médio prazo e a longo prazo sua empresa tenha sérios problemas.
Até o próximo artigo!