Ter bons resultados com os Links Patrocinados do Google AdWords não depende necessariamente de se ter um alto investimento.
Apesar do AdWords funcionar como um leilão de palavras, diferente do que muitos acreditam, o posicionamento não será definido apenas pelo valor pago pela palavra.
Outros fatores relacionados à qualidade e relevância de seu anúncio e site também serão considerados, até com um peso maior na hora de posicionar seu anúncio.
O posicionamento do seu anúncio não depende apenas do valor pago pela palavra-chave
O Google preza sempre por exibir os anúncios mais relevantes para seus usuários, e desta forma acaba ajudando os anunciantes, evitando que seus anúncios tenham resultados muito melhores a preços mais baixos.
Veja este vídeo que explica como funciona o leilão
[sz-youtube url=”http://www.youtube.com/watch?v=jmYH92Gr3xo” responsive=”Y” /]
Os fatores que influenciarão o posicionamento do seu anúncio junto com o valor do CPC (custo por clique da palavra-chave) são chamados de Índice de Qualidade (IQ).
O Índice de Qualidade leva em conta o quão relevante o texto do seu anúncio é para a pesquisa, se o termo pesquisado está presente dentro do texto, se o link do anúncio está apontando para a página mais relevante para o produto ou serviço pesquisado, e se o conteúdo do seu site é pertinente e realmente de interesse do pesquisador.
A otimização não ajuda apenas a aumentar os cliques, mas também aumenta o poder de conversão dos anúncios
De forma geral, estes fatores quando feitos de forma correta acabam auxiliando o próprio anunciante a obter os resultados esperados.
Por exemplo, um texto de anúncio de boa qualidade, além de induzir o consumidor a uma ação, também contará com a palavra-chave em seu corpo para evidenciar que naquele site a pessoa realmente irá encontrar de forma fácil o produto ou serviço que está querendo contratar.
Mas não basta apenas ter o texto de qualidade e otimizado em seus anúncios, é importante que quando o consumidor clique nele, seja direcionado para a página que mostra exatamente o que ele estava procurando.
Veja neste vídeo do Google como escrever textos eficientes:
[sz-youtube url=”https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BFPDLfy3Mzo” responsive=”Y” /]
Por exemplo, não adianta nada mandarmos uma pessoa que quer contratar um seguro para a página inicial de sua empresa, ou uma pessoa que fez uma pesquisa sobre TVs de LCD ser mandada para uma página da categoria de tevês com todos os tipos de aparelhos: LCD, LED, tubo.
O visitante deve ser direcionado exatamente para o que ele quer. Se quer comprar TV de LCD, mande-o diretamente para a lista de TVs LCD, se ele quer contratar seguro, link o anúncio para a página com os tipos de seguro que sua empresa oferece. Isso auxiliará o consumidor a tomar uma decisão mais rápida e automaticamente melhorar o potencial de conversões do seu site.
Além disso, é muito importante que a página apresente um conteúdo de qualidade, de preferência com diferenciais com os quais os concorrentes não contem.
Estes ajustes ajudarão a sua campanha a ter uma boa qualidade e um posicionamento melhor, independente do valor que você deseja pagar pelo CPC (respeitando os valores mínimos de primeira página).
Até o próximo artigo!