Não, se você esperava um post sobre os manifestos no país, infelizmente não falaremos sobre isso. Manteremos o foco de nosso blog e vamos falar sobre o marketing digital direcionado às lojas virtuais.
Mas as manifestações pelo país afora serviram para mostrar que as mídias sociais vêm cada vez mais se tornando um canal poderoso, superando até mesmo a que podemos chamar de mãe das mídias: a televisão.
As mídias sociais se transformaram em referência de informação
Pela primeira vez, ao menos no Brasil, a população abriu mão das informações veiculadas pelos outros canais de comunicação e aderiram praticamente 100% às informações divulgadas e compartilhadas por amigos e conhecidos. Em muitos casos as notícias divergiam das publicadas pela imprensa tradicional.
O compartilhamento destas notícias mostra exatamente o poder do compartilhamento de conteúdo que pode ser aproveitado pelas lojas virtuais para difundir sua marca e seus produtos.
Vale lembrar que não basta apenas sair publicando ofertas, promoções e produtos em destaque, é necessário gerar conteúdos de interesse do público-alvo desejado pela loja virtual e ainda sincronizar este conteúdo ao segmento da loja virtual.
Não adianta um post sem integração entre o conteúdo e a loja
Você até pode falar das manifestações nas páginas sociais da sua loja virtual, mas é preciso conseguir sincronizar este conteúdo ao que você vende, para que não se crie distorção na comunicação, gerando confusão nos consumidores e também para não atrair públicos que realmente não estejam interessados no seu produto, o que poderia gerar um público disperso com tendências a prejudicar sua comunicação.
Outro fator que podemos aprender com as manifestações é o momento propício para a propagação do conteúdo. Com o aumento repentino do interesse pela política por parte da população, ficou mais fácil diluir e propagar as informações.
Por exemplo, se seus produtos e serviços fossem direcionados à classe media, hoje seria um risco associá-los à copa do mundo ou olimpíadas, mas se a mensagem for trabalhada com muito cuidado e para um público altamente direcionado como amantes do esporte, ela funcionaria perfeitamente.
Os leitores do blog podem estranhar este post logo depois do artigo O Facebook Distorce a Realidade dos Empreendedores, mas se analisarmos a fundo, veremos que nenhuma das páginas dos eventos acusavam números verdadeiros de participantes, errando às vezes para menos e às vezes para mais. Por isso é importante não nos iludirmos com os números apresentando pelo Facebook.
Boas Vendas!
Não tem mais como fugir do MKT Digital!