A arquitetura da informação ou UX, como preferir, tem como principal finalidade tornar os produtos de sua loja virtual mais fáceis de serem adquiridos.
Através de análises do perfil de seus consumidores, ligadas aos produtos que sua loja virtual oferece, a arquitetura da informação consegue ajustar o layout e a estrutura dos e-commerces para aumentar suas vendas.
O ideal é que as estratégias de arquitetura da informação sejam aplicadas já na montagem da loja, mas nada impede que sejam feitas após a implantação e com ela já ativa.
A arquitetura da informação deve identificar seu público-alvo
O primeiro passo é identificar o público que este empreendedor quer atingir e verificar se seus produtos se encaixam nessa realidade, afinal como já falamos no post Como atrair mais clientes para sua loja virtual, não adianta nada vender um iglu no Rio de Janeiro.
Identificado o público, cabe o estudo de seu comportamento dentro da loja. Aqui deve ser analisado se foi fácil para o consumidor adquirir o produto, se o preenchimento de formulários foi de fácil interpretação e se todas as dúvidas sobre o produto e a loja foram sanadas. Inclusive, sanando todas as dúvidas que seu cliente venha a ter sobre o produto, você evita problemas com troca e devolução.
Muito cuidado com avisos que saltem na tela e acabem gerando dúvidas sobre a aquisição do produto, pois também podem gerar abandonos de carrinho.
Um bom trabalho de arquitetura da informação não apenas aumentará suas vendas, mas também ampliará sua credibilidade e indicações.
A opinião do cliente vale mais do que a do empreendedor
Lembre-se que quem compra seus produtos são seus clientes e que na maioria dos casos o empreendedor não faz parte desta mesma classe sociocultural, e que sua opinião pode acabar prejudicando o desempenho de sua loja virtual, principalmente quanto às vendas.
Boas Vendas!