Qual empreendedor que ao resolver montar uma loja virtual não via a hora de vê-la pronta para poder não só vender, mas principalmente recuperar os gastos dos investimentos que teve que fazer para colocar a loja no ar?
Esta ansiedade apesar de comum, é a primeira vilã para prejudicar o sucesso de sua loja virtual, já que muitos com pressa para recuperar os investimentos chegam a abrir mão de ajustes e correções que podem fazer total diferença para tornar mais fácil a venda dos produtos.
É aquela história de “não tem problema, a gente lança o site assim e vai corrigindo os problemas com o passar do tempo. O importante é a loja estar no ar e começar a vender.” Isto acaba se revertendo diretamente para o empreendedor, que passa a ter suas vendas prejudicadas.
A ansiedade pode promover falhas irreversíveis para o sucesso da loja.
É comum inclusive o empreendedor desistir da sua loja virtual devido ao insucesso antes mesmo de dar tempo para corrigir estas falhas, pois não conseguiu recuperar os gastos que teve e acabou acumulando outros gastos.
A famosa frase “A primeira impressão é a que fica” não apenas é verdade em qualquer ramo da internet, mas no caso das lojas virtuais é fundamental para que ela consiga se manter e chegue ao sucesso.
À primeira visita, os primeiros cliques no site vão definir se a loja é confiável ou não para o consumidor fazer sua compra.
Já falamos por várias vezes aqui no blog sobre a importância da credibilidade para o e-commerce e sobre o fato da possibilidade do usuário encontrar erros ou dificuldades na hora de fazer as compras fazer com que essa credibilidade se perca, e caso aconteça, dificilmente será possível fazer com que este visitante volte ao seu site e faça uma compra no futuro.
Não importa o tamanho do erro, sejam pequenos erros como um desalinhamento no layout até grandes erros como falha na hora de fechar uma venda, passam ao visitante que acessa pela primeira vez a sua loja desconforto e insegurança, fazendo com que este crie uma má impressão da loja não voltando mais, além de em alguns casos propagar a reprovação da loja.
Lembre-se: às vezes esperar mais uma semana ou um mês pode significar o sucesso da sua loja virtual.
Boas Vendas!