Para qualquer empreendedor, o momento de êxtase é perceber que finalmente sua loja virtual atingiu os resultados esperados, as vendas estão em nível alto e estável, e cada vez mais pessoas estão acessando sua loja virtual.
É neste momento que serão definidos quais lojas virtuais e quais empreendedores realmente irão dominar o mercado e se tornarem referência no segmento que atuam.
Estabilidade não significa segurança para o resto da vida.
Muitos empreendedores ao verem que seu negócio chegou à estabilidade e que aparenta estar andando por conta própria, resolvem diminuir os investimentos em divulgação e até mesmo a interação com os consumidores, esperando um aumento maior na margem de lucro.
Afinal, o investimento por um longo período foi alto, milhares e milhares de pessoas foram impactadas por seus anúncios e nada mais justo que esses visitantes agora voltem sozinhos até a loja.
Eles já sabem o que você vende, os seus preços e a qualidade do seu serviço, muitos inclusive já compraram várias vezes na loja virtual, então nada mais justo que diminuir os investimentos ou contar com aquela famosa frase: “Em time que está ganhando, não se mexe”.
Só que existem dois grandes problemas dos quais o empreendedor acaba se esquecendo quando resolve tomar esta atitude.
Enquanto um empreendedor descansa, seus concorrentes estão ativos e com sede de mercado.
O primeiro são os concorrentes, eles não estão parados, querem conquistar o máximo da fatia de mercado e se possível abocanhar o que a sua loja virtual já conquistou.
E o problema não se resume apenas aos seus atuais concorrentes, mas também aos novos concorrentes que querem entrar com tudo em um mercado que já mostrou que tem potencial de lucro e vão fazer de tudo para garantir seus lucros, principalmente mostrando ao consumidor um atendimento muito melhor do que o que estão acostumados, pois já analisaram os erros cometidos pelas “velhas” lojas.
Ou seja, aquele seu anúncio que está fazendo sucesso há semanas, meses ou anos, com a estratégia que você elaborou e está te dando os sonhados lucros, pode a qualquer momento, sem aviso, se transformar em uma estratégia ultrapassada e que em vez de dar lucros passa a dar prejuízos.
Por isso é importante que o planejamento, junto com as estratégias e até mesmo os anúncios, sejam reavaliados periodicamente, se não diariamente, para se ter a certeza de que os resultados estão estáveis ou se mantêm em acedência.
Os consumidores são impactados momentaneamente por anúncios. Esquecer de um anúncio leva minutos.
O segundo problema é a memória curta do consumidor. Por mais que ele saiba exatamente tudo o que você vende e que você tem os melhores preços e a melhor qualidade de atendimento, já se esqueceu da sua loja porque está sendo impactado neste exato momento pelos seus concorrentes.
Ou seja, aquele seu anúncio que ele viu há 2 meses sobre o produto que ele só quer comprar agora, ele infelizmente já esqueceu e dificilmente irá se lembrar de entrar na sua loja virtual para efetuar a compra.
Por isso, novamente, deixar de anunciar é uma coisa que você pode riscar das suas ideias. Pois em todas as vezes em que você não anunciar, seu e-commerce tenderá ao declínio.
Mas afinal, por que é no momento de estabilidade que se define se a loja virtual vai ser grande ou não? É porque é neste momento que os grandes empreendedores irão aumentar ainda mais o seu poder de divulgação e irão procurar melhorar ainda mais suas estratégias.
Boas Vendas!