Há poucos dias fui apresentado ao programa Rota do Sucesso do Facebook, que tem como finalidade auxiliar a novos anunciantes no Facebook.
Poderíamos até dizer que se trata de uma medida desesperada para aumentar os anunciantes, já que a maioria deve saber as dificuldades com as quais ele vem se deparando na bolsa de valores.
Mas concordo que a iniciativa é boa, inclusive o Google Adwords utiliza técnicas parecidas para atrair anunciantes sem experiência.
Auxílio de 30 dias para sua campanha no Facebook
Segundo o site do programa Rota de Sucesso, especialistas da equipe do Facebook auxiliam na divulgação da sua marca e em formas de atrair novos clientes por 30 dias.
Oferecendo aos cadastrados a criação da sua Fan Page, criação da campanha e otimização dos resultados, além de um bônus de R$ 50,00 para começar a anunciar.
Para participar é necessário preencher um cadastro logo na página principal do programa. É importante que a empresa esteja fazendo sua primeira campanha e conte com um orçamento diário minimo de R$ 50,00 por 30 dias ,totalizando R$ 1.500,00, o que sinceramente acredito ser bem pesado para pequenos empresários.
A principal vantagem de se anunciar no Facebook é a segmentação. Por se tratar de uma mídia social, ele acaba possuindo uma grande leva de dados pessoais dos usuários, o que no caso de uma boa configuração de campanha permite atingir o público desejado.
Inclusive, outra grande vantagem é que você já sabe quantas pessoas poderá impactar durante a configuração da campanha. Além de ser utilizado por outras ferramentas, o desconto por otimização da campanha ajuda a aumentar o número de cliques dentro de seu orçamento.
Desempenho melhor para campanhas direcionadas a Fan Page
O lado ruim das campanhas dentro do Facebook é que elas acabam tendo um desempenho melhor quando o anúncio aponta para uma Fan Page, necessitando ainda de uma interação com o cliente para levá-lo a sua loja virtual.
Outro fator a se tomar cuidado mesmo com a equipe do Facebook tentando sempre melhorar, é que os anúncios acabam se perdendo no amontoado de informações da mídia social, por isso é necessário fazer textos e utilizar imagens bem chamativas. Abro exceção neste item a versão mobile, que melhorou bastante e agora dá um destaque maior aos anunciantes.
Por fim, o que mais me preocupa independente do “Face” ou de qualquer outra ferramenta, é que ao incentivar o empresário sem experiência em publicidade o auxiliando durante um mês, este acaba não sabendo como se comportar nos meses seguintes, já que o comportamento do público sempre muda e passa a ser necessário fazer mudanças de estratégia na campanha, e é na falta destas mudanças que o “barco afunda”.
Agradeço ao meu grande amigo @Pedro Moraes por indicar este tema como artigo para nosso blog.
Boas Vendas!
O Facebook estrá alterando os dados dos meus anuncios e os mesmos não estão tendo mais efetividade. A pessoa (editado pelo Administrador do Blog) que me atende não responde aos emails, não se tem um telefone para conversar a respeito e deixa muito a desejar. A principio parecia ser um excelente negocio, mas com o passar dos dias, os valores dos gastos vão subindo e o retorno vai diminuindo. É o tal presente de grego. No final, gasta-se mais do que se ganha.
Olá Eduardo, campanhas em mídias como Facebook e AdWords necessitam de acompanhamento constante, principalmente com o passar do tempo, principalmente com o surgimento de novos concorrentes.
Além do acompanhamento os ajustes e configurações da conta devem ser feitos com muito cuidado para que não acabem impactando nos resultados.
Amigo, tenho um ecomerce a mais de 5 anos e come