Você acabou de abrir sua loja virtual, os produtos já estão cadastrados, o design finalizado, e até colocou alguns descontos para a inauguração.
Tudo certo, a não ser por um detalhe: sua loja virtual ainda não teve acessos ou o número é muito pequeno para realmente valer a pena.
A tortura de olhar para os dados do Analytics ou de outro programa de captação de visitas e ver que sua loja não teve nem cem acessos no dia, sendo que 50% deles ainda vieram diretamente do seu computador não é fácil.
Neste momento de desespero você resolve que vai fazer uma propaganda para atrair alguns visitantes e estes vão atrair mais clientes. De imediato os clientes aparecem, mas com o final da campanha voltam a sumir.
Se seu e-commerce está passando ou já passou por isso, não se preocupe, você não é o único. Não vou apresentar nenhum número oficial, mas saiba que a grande maioria dos empreendedores virtuais comete o mesmo erro.
A internet não é igual a uma rua movimentada
Nos já demos esta dica aqui no artigo “Como montar e administrar sua loja virtual“. O grande erro dos empresários é cair na maior armadilha da internet, que é achar que ela é uma rua altamente movimentada, em que várias pessoas estão passando na frente de sua vitrine e algumas vão se interessar por seu produto, parar e comprar.
Mesmo para uma grande loja dentro deste panorama, ficar sem investir em marketing acaba gerando prejuízos e baixa no número de vendas, e para uma loja na internet de quem ninguém nunca ouviu falar a situação fica ainda pior.
Existir tendo lucro no mundo virtual depende de divulgação, seja através de uma consultoria em marketing digital especializada em loja virtual ou através de suas próprias mãos. Seu comércio eletrônico não pode ficar um dia sem algum tipo de divulgação.
Divulgar sua loja virtual com planejamento é fundamental
Não é só sair que nem um louco colocando seu link em todo lugar, é necessário muito planejamento (já citamos esta palavra inúmeras vezes aqui), inclusive isso pode prejudicar o desempenho de sua loja virtual.
Inicialmente, é importante que todas as ações estejam sincronizadas. Se a ideia é dar descontos na inauguração, faça banners com os produtos com desconto para dar destaque na sua loja, faça anúncios com estes mesmos produtos ou crie “motes” para as campanhas, independente se você vai usar links patrocinados como do Adwords, sites de compra coletiva, comparadores de preços, mídias sociais… Enfim, onde for divulgar, todos os anúncios devem ter o mesmo padrão.
Procure fazer uma ação de cada vez, não atropele o cliente com a campanha de natal e de verão juntas, pois sua loja virtual só vai criar confusão na cabeça de seus consumidores, e quanto mais confusão menor é o número de vendas.
Não adianta fugir, para vender é necessário anunciar, não importa o meio, basta ter em mente que o anúncio aos poucos irá trazer o retorno que você deseja.
Se a Coca-Cola que é a Coca-Cola não pode parar de anunciar para que suas vendas não caiam ou até mesmo zerem, sua loja virtual não será nenhuma exceção.
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Obrigado por nos ajudar a entrar nesse mundo da internet tão complicado para os iniciantes e sempre por ter artigos falando sobre divulgação para nos ajudar.
Que bom que estamos conseguindo lhe ajudar, fique a vontade caso tenha alguma dúvida
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