Para quem ainda não conhece, o LinkedIn é uma rede social focada em troca de experiências profissionais, um excelente local para expor seu currículo e também estreitar seu networking.
Como as principais redes sociais, o LinkedIn também aposta em anúncios para manter sua sobrevivência. Só no Brasil, já conta com mais de 15 milhões de usuários, no mundo todo ultrapassa a marca dos 238 milhões de usuários.
Mas a pergunta é: Há público ou alguma forma de as lojas virtuais aproveitarem estas 15 milhões de pessoas para que valha a pena anunciar?
Anunciar no LinkedIn depende de interpretar o público e o interesse momentâneo deste
E a resposta é: Sim, claro que há, mas no caso especial do LinkedIn seu público não está abertamente interessado em qualquer loja virtual, já que diferentemente do Facebook, o usuário não está acessando o LinkedIn por puro entretenimento.
Como a ferramenta foi criada com o objetivo de estreitar os laços profissionais entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e uma empresa e também entre empresas, o foco dos usuários está voltado a assuntos mais sérios ou a busca de empresas que poderiam prestar um serviço ou vender um produto de seu interesse.
Por exemplo, de um modo exagerado, uma empresa que venda bonés de marca não teria bons resultados e não necessariamente porque seu público não está ali presente, mas pelo fato de que mesmo que esteja, sua atenção não está momentaneamente direcionada a compra de um boné.
Lojas Virtuais fora do interesse momentâneo dos consumidores podem ter seus anúncios vistos como um incômodo.
E com isso o anúncio desta empresa acabaria passando despercebido ou até mesmo se tornando um incômodo.
Por outro lado, seguindo ainda uma linha de exemplos, lojas virtuais que vendem manterias para escritório poderiam encontrar ali uma pessoa responsável pelo setor de compras de uma empresa e passariam a exibir um anúncio qualificado e que poderia se tornar interessante para o usuário.
Enfim, o LinkedIn pode ser um excelente canal de divulgação desde que sua loja virtual tenha produtos focados não só no público mas também no interesse momentâneo do usuário.
Boas Vendas!