É cada vez mais comum que as pessoas ao mesmo tempo em que assistem televisão estejam conectadas à internet através de 1 ou até mais do que 1 gadget, passando por celulares, notebooks e tablets.
Este comportamento vem se tornando cada vez mais comum ao longo dos anos, e para a publicidade em geral, seja on ou offline acaba ampliando o espaço de exposição de propagandas e ao mesmo tempo aumentando o grau de exposição do usuário por elas.
Como nosso blog se dedica ao marketing digital, vejamos algumas dicas de como se aproveitar deste novo comportamento dos usuários.
O comportamento de 2 telas permite ao marketing digital se integrar aos programas da televisão
A maioria das mídias digitas conta com ferramentas para criar programação para a exposição de anúncios. Utilizar esta ferramenta combinada com a grade de programação e o ibope de determinados programas pode se tornar eficiente para captar interesses momentâneos que a televisão cria em seus telespectadores.
Por exemplo, uma loja virtual de roupas ou joias pode se aproveitar do horário de uma novela para trabalhar anúncios de imagens como a Rede de Display do Google para impactar mulheres que estejam assistindo a uma novela onde a atriz utiliza produtos muito parecidos com os vendidos em sua loja.
A rapidez das redes sociais pode ser uma alternativa para uma empresa cobrir as promoções de seu concorrente na televisão
Outro exemplo de um ponto que pode ser aproveitado é o imediatismo da internet, principalmente das mídias sociais. Este imediatismo pode ser aproveitado por exemplo para que uma empresa cubra poucos minutos depois a promoção de seu concorrente evitando a dispersão de seus clientes ou até mesmo captando novos clientes.
Existem ainda outras milhares de oportunidades que dependem apenas da criatividade das empresas ou de suas agências, como ampliar e até criar uma interação pós anúncio na TV com um anúncio na internet, ou ainda a utilização de QR Codes por uma loja de eletroeletrônicos junto aos seus comerciais, que ao serem acionados levam direto a página de compra dos produtos que estão sendo veiculados no comercial.
Inclusive, este tipo de consumidor 2 telas é mais um excelente motivo para a sua empresa contar com sites preparados para os gadgets mobiles.
Até o próximo artigo!