Vender é o objetivo principal de todas as lojas virtuais, mesmo que você fale que o objetivo de sua loja é aumentar o número de clientes, aumentar a exposição da marca ou qualquer outro, no final o objetivo é vender.
E para vender é fundamental anunciar, quanto mais você anunciar sua loja virtual, maior será a exposição da marca e maior será o interesse do consumidor pelos seus produtos.
O anúncio é responsável por tornar sua marca e seus produtos conhecidos
Mas por mais que queiramos acreditar que é o anúncio o responsável pelas vendas, a realidade é que ele apenas é responsável por expor a marca, impactar o cliente falando que o produto que ele quer, ele pode encontrar em sua loja.
Nas estratégias do marketing digital o anúncio ainda é responsável por deixar o consumidor exatamente na página de seu interesse, por exemplo se ele já definiu exatamente o produto que quer comprar ele deve ser enviado para a página deste produto, mas se ele ainda está pesquisando e quer ver vários modelos do produto a lista dos produtos relacionados é a melhor página.
Quem vende é a estrutura da loja virtual
Mas independente se você esta utilizando em sua campanha banners em sites estratégicos, email marketing, links patrocinados ou qualquer outra estratégia, quando o cliente entra no site a responsabilidade de fazer a venda é da estrutura da loja.
A loja virtual não possui vendedores físicos para mostrar o produto, esclarecer as dúvidas, convencer o cliente que ele necessita e aquele é o produto foi feito para ele, estas etapas devem ser feitas pela plataforma da loja e principalmente pelo seu layout.
Layouts mal feitos ou desorganizados podem prejudicar as vendas
Já falamos em diversos artigos sobre o quanto o layout da loja pode interferir no processo de compra e que cabe a ele tornar este processo o mais fácil e rápido para o consumidor.
Além do layout o maior argumento de venda que uma loja virtual possui são as fotos de seus produtos que devem estar sempre claras e com a melhor definição possível. E a opinião e avaliação de outros consumidores podem reforçar ainda mais o interesse do cliente em adquirir o produto.
Na realidade vender é uma fórmula que envolve um bom planejamento de marketing digital somado a aplicação das ferramentas corretas de divulgação e uma estrutura virtual que atenda as necessidades do cliente, qualquer um que falhe irá prejudicar o tão esperado lucro da loja.
Boas Vendas!