Com a ascendência cada vez maior dos grandes magazines e o sucesso de vendas que eles veem alcançando é natural que os pequenos empresários se inspirem e o usem como modelo para abrir sua primeira loja virtual.
Apesar do seu sucesso de vendas devido à grande variedade de produtos esquecemos que estas grandes lojas um dia já foram pequenas e na maioria dos casos por coincidência do destino o seu crescimento seguiu o mesmo ritmo do desenvolvimento da internet, permitindo a eles entrarem no mercado virtual, já como grandes magazines atendendo a diversos segmentos.
Segmentar ajudou as pequenas lojas se tornarem grandes magazines
Como nos esquecemos do seu passado pequeno, esquecemos também que um dia elas já foram segmentadas e os sucessos em seus ramos de atividade proporcionaram seu crescimento e expansão em outras áreas do mercado.
E com tanta inspiração no presente destas lojas, os empreendedores acabam se esquecendo de analisar o passado destas lojas a onde está a verdadeira fonte de conhecimento e estudo para se conseguir o crescimento de seu próprio negócio, e a raiz deste crescimento está na segmentação inicial que fizeram.
Iniciar uma loja virtual hoje sem um segmento predefinido além de prejudicar o crescimento, torna a administração complicada, tornando mais difícil para o empreendedor conseguir seu objetivo principal que é venda.
Produtos distintos atrapalham na definição de um público-alvo
Vamos usar um exemplo exagerado, que não esta longe da realidade de muitas lojas, digamos que essa loja venda sorvete e cachecol para inverno, são públicos totalmente diferentes que estão procurando coisas diferentes e que devem ser tratados de maneira diferente.
Enquanto um está procurando se refrescar o outro procura uma forma de se esquentar, imagina a dificuldade de se conciliar uma campanha que agrade os dois públicos, imagina o cliente passando frio atrás de um cachecol e esta loja mostrando no banner de destaque um picolé.
Mas você leitor poderia me indagar, sobre o exemplo exagerado e falar que diversificando seus produtos você poderia ter um público maior acessando e comprando em sua loja.
Diversificar não é sinônimo de quantidade de acesso
Poderia, mas não é o que realmente irá acontecer, principalmente por que sua loja não terá know-how para atender todos estes públicos e acabará com todos estes produtos encalhados em seu estoque, que também será um enorme problema de organização.
A maior vantagem que a internet oferece é direcionar o público ao que ele realmente quer comprar, aproveite essa oportunidade e inicie seu negócio de forma segmentada, cresça de forma organizada e de acordo com sua capacidade.
Boas Vendas!