Independente se você pretende fazer uma campanha online ou offline é importante que não seja apenas feita na base do “quero fazer”, mas sim com um bom planejamento para evitar surpresas futuras.
Um bom planejamento começa com a parte mais chata para um investidor: o quanto ele está disposto a gastar para divulgar sua empresa. Costumo recomendar às pessoas que me perguntam qual o investimento ideal, que invistam um valor que poderão manter por um longo período sem a necessidade de diminuir no futuro sem uma justificativa cabível.
Campanhas de Marketing Digital permitem flexibilizar o orçamento, pagando o que a sua empresa pode pagar
Diferentemente da campanha offline, o marketing digital permite uma flexibilidade de orçamento. A maioria de seus canais de divulgação não fica presa a apenas um valor fixo, ou seja, não tem essa de “ou você paga X ou sua empresa não está apta a anunciar.”
Aproveitando que já entramos no assunto canais de divulgação, a segunda etapa de um bom planejamento é identificar quais mídias digitais podem ser mais funcionais para seu ramo de atividade.
Neste caso é importante entender o comportamento e características de seu consumidor para saber onde este está mais propício a ser impactado pela sua campanha.
Escolher uma boa Mídia de acordo com seu público-alvo é fundamental para o sucesso de sua campanha
Nem sempre o que funciona bem para uma empresa pode ter o mesmo resultado para outra, por isso lembre-se de priorizar o comportamento de seu consumidor, saber como ele costuma procurar serviços ou produtos que sua empresa vende.
E por fim um bom planejamento envolve a configuração e a segmentação de sua campanha.
Atente-se a quantos dias você pretende manter sua campanha online e verifique se vale a pena manter esse número. Campanhas com períodos mais longos tendem a ter resultados mais eficientes e um maior número de dados para analisar os resultados. Pense em começar inicialmente com um período cheio e com um passar de tempo razoável procure identificar dias ou horários de melhor resultado.
Segmente sua campanha de acordo com o potencial de sua empresa. Se atua apenas em São Paulo, evite exibir seu anúncio para todo o Brasil, primeiro pelo fato de sua empresa não conseguir atender, e segundo e mais importante, você evitará um gasto desnecessário.
Existem outros fatores que podem influenciar em um bom planejamento. Aos poucos nós vamos escrevendo artigos sobre eles.
Até o Próximo Artigo!