Após um bom tempo em beta e restrito a apenas alguns usuários, o Google AdWords finalmente liberou as campanhas de e-mail no Gmail nas últimas semanas, com esta liberação, agora todos os usuários podem finalmente montar uma campanha de veiculação na aba de Promoções do Gmail.
A tão aguardada “nova” ferramenta é fácil de ser configurada, mas é importante atenção a alguns fatores e pensar bem em sua estratégia antes de montar sua campanha.
Vamos primeiramente analisar alguns pontos fortes e fracos deste novo formato:
O Gmail é hoje um dos maiores provedores de e-mail existentes tanto no Brasil como no resto do mundo, com isso a uma facilidade maior em impactar o seu público-alvo. Como nas demais campanhas do Google é possível fazer a segmentação para impactar o público-alvo desejado e como a campanha de GSP está dentro da Rede de Display é possível fazer a segmentação, por palavra-chave, interesses e remarketing e informações demográficas.
As campanhas no Gmail tendem a ser mais eficientes para branding do que para vendas e conversões
Este formato de campanha tende a ser mais eficiente para campanhas de branding (lançamento de uma marca, produto, consolidação de público) do que necessariamente para vendas, mas não deve ser excluída, apenas testada com mais atenção e cautela.
É importante ressaltar que como nas campanhas de Rede de Display o usuário está sendo impactado sem necessariamente ter interesse no produto com isso sua exposição tende a ser muito maior para que haja cliques, mas é fundamental entender também que devido ao grande volume de usuários do serviço de e-mail do Google é comum o número de cliques ser consideravelmente alto com isso é importante haver controle no orçamento para que não ocorram perdas.
Apesar de parecidas as campanhas de GSP e e-mail marketing possui funcionalidades totalmente diferentes
É importante ressaltar que existem grandes diferenças da campanha de GSP para a campanha de e-mail marketing, a primeira delas a segmentação de público e a não necessidade do uso de um mailing, além disso ele é apresentado em destaque no topo do Gmail, não ficando perdido no meio dos demais e-mails e como nas demais campanhas do Google você será cobrando apenas quando clicarem.
Para montar sua campanha, basta selecionar a Rede de Display, após fazer as configurações tradicionais selecione o canal mail.google.com e após concluir bastar ir na aba anúncios, clicar no botão vermelho anúncio e escolher Galeria de anúncios e lá aparecera a opção Anúncios no Gmail, você deverá criar um título, uma frase de chamariz para o anúncio e escolher o corpo do e-mail que poderá ser uma imagem, html ou algum dos formatos pré-definidos pelo próprio Google.
Até o próximo artigo!