Talvez o nome verdadeiro deste artigo deveria ser a realidade por traz de um e-commerce, mas talvez ficasse um tanto sensacionalista de mais, e não expressasse o verdadeiro sentido para ele.
Mas enfim a pergunta do título apesar de ser básica é pouco usada por quem pretende abrir um negócio virtual, e deveria sempre ser seguida por uma segunda pergunta, você é um aventureiro ou um investidor?
Vamos entender um pouco melhor estas duas perguntas e ver o quanto ela pode impactar no sucesso de um e-commerce.
Aventureiros tendem a abrir um e-commerce por impulso, sem informação e preparo
O e-commerce é uma excelente forma de você iniciar o seu primeiro negócio ou expandir os alcances de sua empresa, mas é importante estar preparado para isso, saber principalmente que sua loja virtual não vai sair vendendo do nada e nem vai conquistar vendas no primeiro dia e aí é que entra a pergunta se você é um aventureiro ou um investidor?
Aventureiros normalmente estão descontentes com alguma situação em sua vida, ou até imaginam que podem melhorar as suas condições de vida e vem que ter um e-commerce, a plataforma é barata, e por culpa de falta de informação ou de desinformações que estão espalhadas na internet, acreditam que os custos se resumem a isso e a realidade não é esta.
A realidade é única, para ganhar dinheiro é preciso gastar dinheiro, principalmente em e-commerce
Nós já falamos em outros artigos, um e-commerce depende de publicidade para sobreviver e publicidade depende de dinheiro, se você vai entrar em um mercado altamente concorrido ou lançar um produto novo no mercado é importante você ter uma reserva de alguns bons meses de dinheiro para investir em publicidade sem esperar muitos retornos.
Por mais eficiente que a propaganda seja, vender na internet depende de credibilidade e credibilidade não se conquista do nada, veja bem por que eu vou comprar na loja do Zé, se existe um grande magazine que tem lojas espalhadas pelo Brasil inteiro vendendo o mesmo produto.
É assim que qualquer usuário quando acessa a sua loja virtual novinha em folha, pensa, e isso não vai mudar, vai depender de você transformar sua marca em uma marca conhecida e que os clientes confiem suficientemente bem para que você possa passar a ter um volume de vendas suficientes para sobreviver.
O que obvio levará um tempo para acontecer e para você sobreviver tem que estar preparado, bons investidores sabem a hora de entrar no mercado, sabem que possuem dinheiro suficiente para segurarem este período de maturação e não esperam milagres.
Sim, milagres não existem, anunciar R$ 100,00 em qualquer mídia que seja não vai lhe trazer um milhão em vendas.
Por isso se você está se preparando para montar seu e-commerce, se pergunte primeiro, você é um investidor? Esta preparado? Sabe que terá gastos com poucos lucros? Ou é um aventureiro, apostando suas últimas fichas em algo que mal você sabe lidar?
Até o Próximo Artigo!