Usabilidade e SEO devem trabalhar em conjunto

O conceito principal tanto de usabilidade como de SEO é tornar sua loja virtual o mais organizada e ajustada para que se torne fácil para buscadores e principalmente para clientes.

A questão é que conciliando o uso das duas e as trabalhando corretamente a tendência é que as lojas virtuais tenham uma facilidade muito maior de chegar ao sucesso, tanto em ser encontrada quanto em vendas, afinal uma leva a outra.

Novas tendências de design não estão conciliando SEO e Usabilidade

Algumas novas tendências de design que a priori parecem valorizar a usabilidade dando mais destaque a produtos, categorias e destaques das lojas, criam uma falsa impressão de resultado positivo cirando chamarizes para os clientes, mas acabando por prejudicar a loja em diversos outros pontos.

As lojas virtuais que utilizam apenas imagens em sua página virtual acabam sendo prejudicadas em SEO exatamente em um dos seus principais fatores que é a presença de conteúdo.

Uso exagerado e exclusivo de imagens compromete o carregamento da loja virtual

Apesar das imagens também serem relevantes para os buscadores, o texto ainda é o principal fator para o conteúdo. Uma das dicas de SEO é que a página deve ser constituída por pelo menos 15% de texto, sem considerar o código fonte do site.

Outro fator perigoso para lojas virtuais que utilizam apenas imagens em sua página principal é o tempo de carregamento da página, e este fator acaba comprometendo tanto o SEO como a Usabilidade da loja, já que as imagens tendem a ser muito mais pesadas o que torna o carregamento da home muito mais lento.

Lógico que o principal objetivo das lojas virtuais é chegar a venda, e conceitos que tornam o processo de compra muito mais fácil sempre devem ser valorizados, a questão é que devemos conciliar todos os fatores para que a loja não acabe comprometida por um motivo ou outro.

Por exemplo, os textos das imagens podem ser sobrepostos e as imagens serem utilizadas apenas como plano de fundo, tornando mais leve o carregamento e corrigindo o problema do conteúdo.

Boas Vendas!

Posts Relacionados

Faça seu Comentário