Quanto tempo leva para um site se posicionar com SEO?

Quanto tempo leva para um site se posicionar com SEO?

Nove em cada dez dos meus clientes de SEO me perguntam exatamente quanto tempo leva para um site se posicionar pelo menos na primeira página do Google.

É claro que se eu tivesse esta resposta é bem provável que eu já estivesse milionário, como eu não estou milionário então esta é uma resposta que bom oficialmente eu não tenho.

O número de fatores que envolvem o SEO varia de site para site

Isso por que o tempo para um site conseguir um bom posicionamento do orgânico vai depender de vários fatores que tornariam uma previsão improvável, além do fato que uma previsão de tempo não poderia servir para dois sites mesmo que eles fossem concorrentes do mesmo segmento.

E quando falamos destes fatores não estamos considerando nem o tempo que se pode levar para fazer as alterações onpage ou de conteúdo do site, pois estas naturalmente dependeram de quem irá fazer e do tamanho do site.

A combinação de fatores afeta o tempo para o site se posicionar organicamente

O fato é que para um site subir na busca orgânica seja do Google ou de outros buscadores depende da combinação de diversos fatores que estes sim podem comprometer o tempo do site, por exemplo alguns sites podem em 1 ou 2 meses chegar as primeiras posições enquanto outros podem levar uma vida toda para conseguir este posicionamento.

Mas afinal quais são estes fatores? O principal deles são seus concorrentes, sites que já possuem concorrentes fazendo o trabalho de SEO tendem a ter uma dificuldade natural para subir no posicional, afinal seu concorrente não abrirá mão facilmente daquela posição, e caberá a quem está fazendo o trabalho de SEO do seu site identificar as brechas deixadas pelos concorrentes.

Outro fator que pode ser considerado é a região de interessa que este site tem em aparecer nas primeiras posições, quando falo de região, estou me referindo a geografia mesmo, pois como sabemos os grandes buscadores já utilizam de buscas regionais não apenas no pago mas também no orgânico.

Com isso o resultado de uma empresa que pretende aparecer nas primeiras posições em um estado pode ocorrer muito mais rápido do que o de uma empresa que pretende aparecer a nível de país.

Até o próximo artigo!

Posts Relacionados

7 comments

Oi Antonio.

Exatamente! Concordo 100% com tudo o que refere aqui nesse artigo.
Eu, com os meus clientes já nem falo nem prometo(como é óbvio) em conseguir posições/páginas no Google.

Tento educar o cliente a entender esta “coisa” do posicionamento orgânico nos motores de busca.

O que faço depois, é trabalhar com resultados e percentagens das visitas vindas dos motores de busca.

Grande Abraço.

Olá Miguel, legal, concordo com sua forma de trabalho, acredito que seja a mais funcional

encanadore uma area a qual quero fazer divulgação o que posso fazer para ajudar subir meu site de posição obrigado

Não é fácil mas precisamos trabalhar dia a dia para melhorar nosso posicionamento. Estou trabalhando com meu blog neste sentido. Muito obrigado. Abraços

Parabéns pelo artigo Antonio.
Nossa esse tal de chegar nas primeiras páginas é uma tarefa louca e vencer a concorrência não é fácil mesmo.
Abração!

Faça seu Comentário