Posicionamento de Mercado Virtual

O sonho de qualquer lojista seja de uma loja virtual ou de uma loja física é tornar-se líder de mercado, dominar o maior número de consumidores e consecutivamente aumentar seus lucros.

É lógico que esse sonho varia de segmento para segmento. É obvio que os segmentos menos concorridos tendem a ter uma facilidade maior para a loja se destacar e virar líder de mercado do que em um segmento mais concorrido.

Já quando você é pioneiro em um mercado, sua loja é uma referência para os consumidores para a venda de determinado produto.

O objetivo sempre está em conseguir mais clientes.

A questão é que independente de qual situação seu e-commerce se encontra, o trabalho sempre é focado em garantir uma nova parcela do público-alvo. Até mesmo os lideres estão focados em aumentar o seu número de venda, já que para isso precisam aumentar ainda mais sua participação.

Mas para saber em qual situação sua loja virtual se encontra é necessário primeiro entender quem é seu mercado.

E para entender em qual mercado sua loja se encontra é necessário inicialmente conhecer para quem seus produtos serão vendidos (mulheres, homens, crianças, se moram em uma região especifica, se participam de uma determinada classe social, entre outros) e quem são as lojas virtuais que também atuam neste mercado e concorrem diretamente com você.

O posicionamento no mercado virtual tende a ser mais complexo do que no mercado físico

O mercado virtual tende a complicar esta interpretação já que existem diversas lojas que atuam em segmentos diversificados e tendem a participar de mercados diferentes. Inclusive, já falamos sobre como Segmentar faz toda diferença para sua loja e por isso não podem ser consideradas em sua primeira análise como concorrentes diretos, já que não focam diretamente nos mesmos consumidores que você.

Concorrentes diretos são os que focam exatamente no mesmo público que sua loja virtual. Por exemplo, uma loja de roupas femininas tem como concorrentes diretos apenas lojas que vendem este mesmo produto. Grandes magazines que vendem roupas diversificadas são concorrentes indiretos.

É lógico que você não deve desconsiderar os concorrentes indiretos que podem sim comprometer uma parcela dos seus clientes.

Mas vale lembrar que você deve trabalhar em etapas, conquistar o seu mercado e posteriormente pensar em expandir para um mercado ainda maior. E qual o segredo para se tornar referência no mercado?

Corrigir os erros dos seus concorrentes e manter seus acertos e principalmente ter o seu diferencial. E como se manter quando se tornar uma referência no mercado?

Corrigindo os erros apontados pelos seus próprios clientes e procurar sempre inovar. Vale lembrar que o lucro não vem do corte de gastos e sim das melhorias que você tende a oferecer para seus clientes.

Boas Vendas!

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