Analisando o desempenho de vendas com o Analytics

Já falamos em outros artigos sobre a importância do Analytics para as lojas virtuais. Sua grande vantagem é que mesmo sendo gratuito, o Analytics conta com um número considerável de relatórios que permitem medir o desempenho da loja virtual e de suas campanhas.

Destes relatórios, talvez um dos mais interessantes para as lojas virtuais seja o de comércio eletrônico, que ajuda o analista a identificar não apenas o desempenho de vendas da loja virtual, mas também o comportamento do consumidor junto aos produtos de seu interesse.

Quando bem configurado, o Analytics consegue captar informações detalhadas sobre as vendas

Já em seu relatório geral de comércio eletrônico, o Analytics quando bem configurando junto ao site (vale lembrar que são necessárias adaptações ao código fonte da loja), expõe dados que auxiliam a analisar o desempenho de vendas da loja virtual, como taxa de conversão e valor médio de pedidos, além de número de vendas, produtos vendidos e um total financeiro.

Vale lembrar que o Analytics não substitui o gerenciador financeiro da plataforma, já que uma eventual não captura de dados pode ocorrer, mas serve como uma excelente ferramenta para estimar o desempenho da loja virtual.

É possível com o relatório de comércio eletrônico obter respostas de perguntas sobre como, onde e por que as vendas estão ocorrendo

Como já falamos, o relatório de comércio eletrônico ainda permite analisar o comportamento do consumidor em relação aos produtos vendidos, exibindo principalmente a origem e mídia da qual o cliente chegou até a loja, bem como dados mais detalhados como as páginas percorridas pelo visitante até efetuar a compra, palavras-chave utilizadas ou até mesmo as regiões do país com maior incidência de vendas.

Ou seja, o Analytics consegue com este relatório nortear o administrador da loja para quais medidas ele precisa tomar para manter ou melhorar o fluxo de vendas de sua loja virtual, e quando somado aos demais relatórios presentes no Analytics ainda é possível tomar decisões mais sofisticadas sobre o comportamento do consumidor na loja.

Boas Vendas!

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