Vira e mexe me deparo com dúvidas sobre como escolher as palavras-chave para que os clientes encontrem os anúncios das empresas.
Para ajudar você a escolher e ter melhores resultados em suas campanhas, sejam no AdWords ou em qualquer outra ferramenta que utilize esse tipo de estratégia, separei 5 dicas:
1 – A principal de todas é se colocar no lugar de seu cliente, afinal, é ele quem está procurando pelo seu serviço ou produto, então se coloque no lugar dele. Como ele buscaria o serviço, desde a forma mais simples até a mais sofisticada.
Monte sua lista de palavras-chave antes de iniciar sua campanha e procure já fazer uma filtragem inicial
É lógico que você não vai utilizar todas. Depois de identificar as formas de pesquisa, faça primeiro uma filtragem levando em consideração a lógica, e em seguida verificando se realmente são termos utilizados. É muito comum acharmos que o cliente pesquisaria de uma forma, quando ele na realidade pesquisa por outro caminho.
2 – Seu produto, seu serviço e sua marca também são palavras-chave. Apesar de parecer uma dica boba, vale lembrar que produtos e serviços podem ter especificações que podem tornar uma busca totalmente diferente de uma genérica, tornando o anúncio relevante para quem está pesquisando.
E no caso da marca, além de serem palavras com custo muito baixo, ajudam a fortalecer a exposição de sua empresa.
3 – Utilize as categorias de seu site, elas são excelentes exemplos de como as pessoas poderiam chegar a pesquisar sobre seus produtos, mas fique muito atento com a generalização.
O uso das Long Tails e da Correspondência pode filtrar e qualificar os cliques em seus anúncios
4 – Utilize as famosas Long Tails e tente minimizar o uso das palavras genéricas. As pesquisas estão cada vez mais específicas e complexas. Uma pessoa interessada em comprar uma TV de LCD de 32 polegadas, provavelmente pesquisará pela frase e não apenas pela palavra TV. Além do mais, estas palavras têm um custo muito menor e uma probabilidade de clique muito maior.
5 – Fique atento a correspondência das palavras. Nossa língua tem varias palavras com mais de um significado, por isso é importante ficar atento se as palavras que você está selecionando passam esse processo, o que poderia impactar um público que não é o desejado. Para isso procure utilizar as correspondências seja de frase ou exata para filtrar a pesquisa.
Somar as Long Tails com as correspondências pode melhorar ainda mais seus resultados.
Até o Próximo Artigo!