Apesar de cada vez mais popular entre os empresários, principalmente os que já possuem o site de sua empresa, o SEO (otimização do mecanismo de pesquisa na tradução para o português) ainda gera dúvidas, principalmente com relação a como ele deve ser feito.
Há alguns anos atrás, o SEO se resumia apenas a alguns ajustes que deveriam ser feitos no código fonte do site com o objetivo de o robô do buscador orgânico ao passar pelo site detectá-los e posicionar o site nas primeiras posições de seus resultados.
A evolução do Google fez com que os sites também evoluíssem tecnologicamente e visualmente
Com o aperfeiçoamento cada vez maior e constante do algoritmo principalmente do Google, o SEO passou a ter um nível de complexidade muito maior, exigindo dos profissionais que trabalham nesta área que não apenas limitassem as técnicas aos robôs, mas também melhorassem ao máximo a qualidade de seus sites para que os visitantes passassem a ter uma experiência muito melhor ao acessarem os sites.
Apesar de para alguns profissionais o grau de complexidade ter aumentado, tanto para as empresas que passaram a ter um número muito maior de negócios fechados quanto para os visitantes (clientes) que passaram a ter um conteúdo e uma experiência melhor ao acessarem os sites, as novas estratégias utilizadas no SEO foram extremamente benéficas.
O comportamento do consumidor dentro do site passou a ser mais importante que as palavras escritas dentro de uma metatag
Desta forma, as técnicas que se resumiam em basicamente a inclusão de tags no código fonte do site (ON Page) e o cadastro do site em diversas ferramentas e outros sites (OFF Page) ganharam diversos outros níveis que passam desde a estrutura e a interação do visitante com o site, a organização estrutural do site, elaboração de textos e conteúdo relevante ao tema e aos serviços oferecidos pela empresa, entre outros fatores que tornam mais fácil e rápido o processo para o cliente encontrar o que realmente estava procurando no buscador.
As novas técnicas de SEO fizeram com que os sites não se limitassem apenas a se preocupar em estar na primeira posição, mas ao serem clicados eles realmente fossem relevantes para ocuparem este posicionamento.
Até o próximo Artigo!