Muitas pessoas acreditam que quando se fala em SEO para um site, está se falando que a página principal do site ocupará as primeiras posições de todas as palavras-chave relacionadas a este.
É claro que pensar desta forma está completamente errado e inclusive pode acabar prejudicando a otimização do site.
SEO é principalmente organização estrutural e de conteúdo
Afinal, o trabalho de SEO consiste em organização. O que leva um site a ser otimizado e ter um bom posicionamento é sua organização estrutural e de conteúdo.
Querer centralizar todo o trabalho de SEO em uma única página, além de não dar resultados já que esta página não terá um foco, ainda corre o risco de ganhar uma punição por tentativa de Black Hat.
Por isso o ideal é que a primeira parte do trabalho de SEO se concentre em distribuir as palavras em páginas com conteúdo específico para elas, criando assim páginas muito mais relevantes tanto para os buscadores quanto para os visitantes do site.
Tanto o Google como outros buscadores procuram posicionar as páginas de acordo com a relevância do conteúdo para a palavra pesquisada, ou seja, é muito mais fácil você ter uma página com conteúdo específico melhor posicionada do que a página principal do seu site.
Páginas com conteúdos específicos tendem a ter uma indexação muito melhor e mais rápida do que páginas com conteúdos genéricos.
Na maioria dos sites e principalmente em lojas virtuais, o conteúdo da página principal é um resumo de todo o conteúdo presente no site e por isso deve ser utilizada para focar em termos mais genéricos ou, por exemplo, no ramo de atividade da empresa.
As páginas internas têm um conteúdo mais específico dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa e por isso acabam se tornando muito mais relevantes quando bem otimizadas para os termos pesquisados.
Uma boa dica inclusive é evitar fazer página de serviços ou produto genérica, o ideal é que cada produto e serviço tenha uma página individual com bom conteúdo e de preferência com as técnicas de SEO aplicadas.
Até o próximo artigo!